ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE NA BAHIA

Autores

  • Ticiana Assemany Cruz ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Cleidiana Oliveira Safira Andrade ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Augusto Cesar Costa Cardoso ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.968

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Material biológico, Acidentes de trabalho

Resumo

Os objetivos da pesquisa são descrever o perfil das ocorrências de acidentes de trabalho com material biológico em servidores da saúde no Estado da Bahia, além de identificar o perfil dos profissionais acidentados e delinear o tipo de exposição nos acidentes com material biológico. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no banco de dados do SINAN. Os dados foram analisados no Excel (2007). No período de cinco anos (2011 a 2015) foi notificado um total de 10.863 casos de acidente de trabalho com material biológico, sendo o ano de 2014 os profissionais estavam com maior risco, pois representou a taxa de 16,6% (2.506). O perfil é predominantemente com nível técnico (73%), sexo feminino (78%), a faixa etária de 30 a 39 anos (36,3%). O material biológico com maior transmissão é o sangue (87%) e a sorologia positiva para HIV apresentam 57 casos. Conclui-se que o conhecimento de dados epidemiológicos na instituição pode contribuir na compreensão de cenários de riscos nos quais os trabalhadores estão expostos e nesse contexto intervir com políticas e programas que visam estratégias de prevenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ticiana Assemany Cruz, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Enfermeira, especializanda em enfermagem do trabalho.
  • Cleidiana Oliveira Safira Andrade, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Enfermeira, especializanda em enfermagem do trabalho.
  • Augusto Cesar Costa Cardoso, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (1999), doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (2010) e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (2013). Teve estágio de pós-doutoramento na Universidade Nacional de Lanus - Argentina (Bolsa Sandwich, 2011) e de doutoramento na Universidade Rovira i Virgili - Tarragona - Espanha (Bolsa Sandwich, 2010) e na Universidade de Lanus (Bolsa Sandwich, 2009). Atualmente é professor da UNEB e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária em saúde, planejamento e políticas de saúde, epidemiologia e Informação em saúde. Desde 2015 participa como membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e do Comitê de Ética e Pesquisa da SESAB.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Cruz TA, Andrade COS, Cardoso ACC. ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE NA BAHIA. Rev Enf Contemp [Internet]. 26º de agosto de 2016 [citado 26º de abril de 2024];5(1). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/968

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)