Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores devem ler e cumprir as recomendações das políticas editoriais e do EQUATOR Network de acordo com o desenho de estudo a ser submetido à Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF).

  • Ensaios clínicos – CONSORT
  • Estudos de acurácia diagnóstica – STARD
  • Estudos de diretrizes clínicas - AGREE
  • Estudos econômicos - CHEERS
  • Estudos observacionais – STROBE
  • Estudos qualitativos – COREQ (entrevistas e grupos focais)/ SRQR (documental)
  • Protocolos de estudos – SPIRIT
  • Qualidade da assistência – SQUIRE
  • Relatos de caso – CARE
  • Revisões sistemáticas – PRISMA
  • Validação de instrumentos – COSMIN

O artigo poderá ser submetido em português e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação e acentuação.

A RPF não cobra nenhum tipo de taxa de processamento de artigos ou de publicação.

Diretrizes atualizadas em 10 de abril de 2023.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Formatação: Utilize fonte tamanho 12pt, com 1,5 de espaçamento entre linhas, em coluna única, tamanho A4. Empregue o sistema métrico.

  • Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Questionários, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, quadros e bancos de dados devem ser enviados como arquivos suplementares, devidamente identificados. Tabelas, figuras, quadros e gráficos também devem constar no manuscrito.

  • Extensões de arquivos: Arquivos de textos devem ser enviados com extensão .doc. Tabelas devem ser enviadas com extensão .xls ou .doc. Os bancos de dados devem ser enviados com extensão .xls. Arquivos de imagem, como figuras e gráficos devem ser enviados com extensão .jpg, .png ou .tiff e 300dpi de resolução. Nenhum arquivo deve exceder 4Mb.

  • Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resumos devem ser estruturados com introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, e conter até 250 palavras. Clique aqui para mais informações sobre escrita científica.

  • Autoria: Cada manuscrito poderá ter até dez (10) autores, exceto em caso de estudos multicêntricos, que poderão ter mais autores, e relatos de caso e revisões, que poderão ter, no máximo, seis (06) autores. Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: a) nome de todos autores por extenso e sem abreviaturas, b) ORCID, c) afiliação profissional principal, d) cidade, estado, país e) e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. mariadasilva@bahiana.edu.br (ORCID XXXX-0000-XX00-X1X5). O sistema enviará mensagens automáticas a cada autor com link para autenticação do ORCID de cada um, etapa que é obrigatória para todos os autores para que o artigo seja liberado para avaliação de editores e pareceristas. As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, que deve ser incluído no sistema como arquivo suplementar conforme modelo: Silva LD participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, busca e análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação do artigo científico. Silva J participou da coleta e interpretação dos dados. Silva ER participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados do artigo científico. Todos os autores revisaram e aprovaram a versão final e estão de acordo com sua publicação. Seguimos os critérios de autoria do ICMJE. Clique no link, caso precise, para entender o que constitui ou não a autoria de um texto científico.

  • Integração com redes sociais: Cada autor pode fornecer no máximo um perfil de rede social, que será publicado junto com suas informações de autoria em caso de submissão aceita. Esse é um recurso opcional e não é uma condição obrigatória para avaliação de texto submetido à revista. O perfil de rede social fornecido deve ser usado apenas para disseminação e debate científicos.

  • Conflitos de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse real ou potencial, incluindo quaisquer relações financeiras, pessoais ou outras que possam influenciar inadequadamente ou parecer influenciar seu trabalho no campo "Comentários para o editor".

  • Fontes de financiamento: Todo e qualquer financiamento recebido pelos autores para realização da pesquisa incluindo bolsas, subsídios, cortesias e honorários devem ser informadas no campo "Comentários para o editor".

  • Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no Estilo Vancouver. Artigos originais e métodos & protocolos podem empregar no máximo 25 referências; estudos de caso, 15; e revisões de literatura, 50. Casos especiais serão avaliados pelo(a) editor(a) responsável pela submissão. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência.

  • Ética em Pesquisa: Todo trabalho de pesquisa que envolva estudo com vertebrados deverá citar o protocolo de pesquisa aprovado pela comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos e relatos de casos clínicos, o número de cadastro na base de dados da Plataforma Brasil deve ser informado no manuscrito. É proibida a identificação de participantes, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro. O número de autorização do comitê de ética em pesquisa (CAAE) e, quando aplicável, a autorização de uso de imagem e voz para fins científicos assinada pelo participante permitindo que seus dados sejam tornados públicos anonimamente para fins de pesquisa científica devem ser fornecidos pelos autores. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), ClinicalTrials.gov ou Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui.

  • Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais, inclusive para reprodução de figuras, gráficos, tabelas e demais elementos gráficos.

  • Republicação: Este periódico publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando se aplicam as condições previstas pelo ICMJE. Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

    A submissão prévia de artigos em servidores de pré-prints é encorajada e não constitui violação desta norma.

  • Integridade de relato: O respectivo checklist EQUATOR preenchido, informando em qual página do manuscrito consta cada item obrigatório por desenho de estudo, deve ser enviado como arquivo suplementar no momento da submissão.

Atualizadas em 29 de agosto de 2023.

Artigos Originais

São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais referentes a aspectos experimentais ou observacionais, inéditos, de pesquisa científica acerca de temas e assuntos da fisioterapia e de suas interfaces:

  • desenvolvimento e/ou validação de instrumentos de avaliação ou de tratamento;
  • ensaios clínicos;
  • estudos cientométricos sobre a área;
  • estudos conceituais e/ou metodológicos
  • estudos de acurácia diagnóstica;
  • estudos de avaliação da qualidade da assistência em fisioterapia;
  • estudos de diretrizes clínicas;
  • estudos econômicos;
  • estudos piloto;
  • estudos qualitativos;
  • observacionais transversais ou longitudinais;
  • validação de instrumentos.

Submissões de arquivos suplementares em vídeo são permitidos nesta seção.

Artigos originais serão priorizados para avaliação pelos pareceristas.

Tamanho: 3000 palavras.

Métodos & Protocolos

Esta seção objetiva publicar estudos que fundamentem pesquisas empíricas, antes de a coleta de dados ter início. Serão avaliados para esta seção: (i) protocolos de pesquisa, e/ou (ii) racionais teórico-conceituais visando o desenvolvimento de processos, procedimentos, técnicas e métodos tecnológicos inovadores a fim de aperfeiçoar o raciocínio e a prática clínica em fisioterapia.

Os princípios norteadores e os detalhes do planejamento metodológico antes de a coleta ter início devem ser apresentados com base em literatura pertinente, abrangente e atualizada de forma que o método possa ser reprodutível.

Os protocolos de pesquisa submetidos a esta seção devem conter introdução, métodos e quaisquer experimentos piloto que motivaram a hipótese da pesquisa e o desenho do estudo.

O manuscrito deve observar condições de resultado neutro para garantir que os métodos propostos sejam capazes de testar as hipóteses estabelecidas.

O cálculo do tamanho da amostra e o rigoroso planejamento da análise estatística também devem ser incluídos no manuscrito.

No protocolo submetido, os seguintes aspectos são considerados essenciais e serão rigorosamente avaliados: (1) objetivo(s), analítico(s) (hipótese explícita) ou descritivo(s) (o que deve ser descrito); (2) método de seleção da amostra (aspectos éticos, população-alvo, critérios de inclusão e exclusão, procedimentos de recrutamento); (3) desfechos primários bem definidos; (4) desfechos secundários bem definidos; (5) plano de análise de dados (análises primárias e secundárias incluídas), detalhando como comparações múltiplas serão prevenidas/evitadas; (6) cálculo do tamanho da amostra: as premissas devem ser apresentadas claramente; para um estudo analítico, qual é o tamanho do efeito esperado, qual é a premissa por trás do comportamento esperado das variáveis ​​(frequência no caso de variáveis ​​categóricas e desvio padrão esperado no caso de numéricas).

Em caso de aceite, a revista garante a publicação de uma segunda submissão contendo o estudo completo se os autores conduzirem o experimento de acordo com o protocolo previamente aprovado e publicado. Esta segunda submissão deverá incluir, na seção de resultados, o resultado das análises pré-registradas.

Desvios de protocolo devem ser devidamente justificados observando aspectos éticos vigentes e literatura atualizada pertinente sobre o assunto.

Tamanho: 3000 palavras.

Relatos de Caso

Esta seção publica relatos de casos que descrevam situações reais onde procedimentos e técnicas foram empregados ou desenvolvidos como estratégias de pesquisa ou de intervenção terapêutica.

Serão considerados exclusivamente para a publicação estudos de casos raros, observações inusitadas, e/ou inovações técnicas ou tecnológicas que sirvam de base para uma discussão aprofundada para avaliação e entendimento de diagnósticos pouco compreendidos pela literatura científica corrente.

Os relatos serão pré-avaliados pelo comitê editorial da revista para garantir o cumprimento desses requisitos. Devem conter racional baseado em evidência da literatura atual, casuística, discussão confrontando ou associando achados com a evidência disponível na literatura mais atual, e conclusão com perspectivas futuras que possam inspirar estudos subsequentes, metodologicamente mais robustos.

De acordo com normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa, todos os estudos de caso precisarão incluir o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo(s) paciente(s), o número de autorização do Conselho de Ética em Pesquisa da instituição de origem da pesquisa e, quando aplicável, o Termo de Autorização para Uso de Imagem e Voz para fins científicos também assinado pelo(s) paciente(s).

Submissões de arquivos suplementares em vídeo são permitidos e encorajados nesta seção.

Tamanho: 3000 palavras.

Revisões de Literatura

Estudos que realizam síntese de literatura de tema relacionado à fisioterapia ou áreas afins. Serão consideradas para avaliação exclusivamente revisões sistemáticas com metanálise e scoping reviews. O pré-registro é obrigatório para revisões sistemáticas e deve ser feito na PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/). Revisões sistemáticas sem pré-registro serão recusadas. No caso de revisões sem metanálise, o manuscrito deve justificar porque a metanálise foi considerada inviável. O guia de relato PRISMA preenchido deve ser enviado na submissão como arquivo suplementar.

Tamanho: 3000 palavras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração revisada em 07 de setembro de 2021