Preditores de videogames para dispositivos móveis na dor do músculo esquelético entre estudantes universitários em Selangor, Malásia

Autores

  • Jireh Phuah Rong Yao INTI International University, Malaysia
  • Viswanath Sundar National Sports Institute, Kuala Lumpur, Malaysia
  • Vinodhkumar Ramalingam INTI International University http://orcid.org/0000-0002-5269-0520

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3916

Palavras-chave:

Pandemia de Covid-19. Transtorno do jogo. Videogame móvel. Dor musculoesquelética. Estudantes universitários.

Resumo

OBJETIVOS: O uso do videogames para dispositivos móveis entre estudantes universitários tem aumentado rapidamente, mais do que antes da pandemia do COVID-19. Isso é muito preocupante, pois pode desencadear vários problemas, como dores musculoesqueléticas e distúrbios de jogo. Vários estudos semelhantes foram realizados em vários países, mas limitados na Malásia. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito dos videogames móveis na dor musculoesquelética entre estudantes universitários em Selangor, Malásia. PARTICIPANTES E MÉTODOS: Este estudo foi conduzido online usando um questionário online auto-relatado por meio do Formulário Google e enviado a estudantes universitários em Selangor, Malásia. O vício em jogos dos participantes foi medido por meio do questionário Ten Item Internet Gaming Disorder test (IGDT-10) e a prevalência de dor musculoesquelética foi avaliada pelo Modified Nordic Musculoskeletal Questionnaire (MNMQ). RESULTADOS: A prevalência de Transtorno de Jogos na Internet entre estudantes universitários em Selangor, Malásia, é de 1,8% (n = 3). A região do pescoço (74,2%) foi a região do corpo mais comumente relatada com dor musculoesquelética, seguida pela região dos ombros (60,7%), região lombar (55,8%) e região superior das costas (50,9%). Houve associação significativa entre a posição corporal durante o videogame móvel (p = 0,002) e a dor musculoesquelética na região lombar. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados deste estudo, a prevalência de Transtorno de Jogos na Internet entre estudantes universitários era baixa e não viciados em jogos no bloqueio Covid-19. Também descobrimos que os participantes que se sentaram enquanto jogavam videogames para celular tinham maior probabilidade de desenvolver dor lombar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jireh Phuah Rong Yao, INTI International University, Malaysia

    Department of Physiotherapy, Faculty of Health and Life Science, INTI International University, Malaysia

     

      https://orcid.org/0000-0003-2867-0658

     

     


  • Viswanath Sundar, National Sports Institute, Kuala Lumpur, Malaysia

    Senior Biomechanist, Department of Biomechanics, National Sports Institute, Kuala Lumpur Sports City, Bukit Jalil, 57000 Kuala Lumpur, Malaysia

     

    https://orcid.org/0000-0003-2234-718X

  • Vinodhkumar Ramalingam, INTI International University
    Physiotherapy

Publicado

27.08.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Phuah Rong Yao J, Sundar V, Ramalingam V. Preditores de videogames para dispositivos móveis na dor do músculo esquelético entre estudantes universitários em Selangor, Malásia. Rev Pesq Fisio [Internet]. 27º de agosto de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];11(3):518-27. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3916

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >>