Avaliação da sinergia abdomino-pélvica durante atividades funcionais em mulheres nulíparas: série de caso

Autores

  • Fábia Ribeiro Pinto Faculdade de fisioterapia- UFBA
  • Adriana Saraiva
  • Janine Ribeiro Camatti
  • Cleber Santos Luz

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1795

Palavras-chave:

Disfunção pélvica. Atividades funcionais. Eletromiografia.

Resumo

INTRODUÇÃO: É relevante compreender que as disfunções do assoalho pélvico (DAP) feminino são condições clínicas que acometem um número crescente de mulheres a cada ano, constituindo um problema de saúde pública. DAP podem ter relação com o desequilíbrio entre a sobrecarga tensional dessa musculatura e a diminuição da capacidade desses músculos em suportar o aumento da pressão nessa região, uma vez que essa musculatura deve se contrair durante qualquer atividade que promova o aumento da pressão intra-abdominal favorecendo a manutenção da continência. OBJETIVO: analisar a presença desta sinergia em três voluntárias descrevendo o comportamento da atividade eletromiográfica de músculos localizados no assoalho pélvico e no abdome durante as atividades funcionais: andar, sentar/levantar, segurar peso, agachar, pular e tossir. MATERIAIS E MÉTODOS: Série de três casos, envolvendo voluntárias jovens universitárias nulíparas, sem queixas miccionais. Foi mensurado o registro da atividade eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico e o grupo muscular formado pelo transverso abdominal e oblíquo interno durante as atividades funcionais, utilizando a eletromiografia de superfície. RESULTADOS: O sinal eletromiográfico aumentou em relação ao repouso durante as atividades funcionais de tossir, pular, agachar, sentar/levantar, segurar peso e andar em ambas as musculaturas analisadas. As maiores atividades eletromiográficas foram observadas durante as atividades de pular e agachar, e as menores ao segurar peso, andar e sentar/levantar. CONCLUSÕES: A partir da coleta eletromiográfica dos músculos transverso abdominal/ oblíquo interno e esfíncter anal externo em três voluntárias nulíparas foi possível observar sinergia destas musculaturas durante as atividades funcionais propostas. Estudos que envolvam grupos maiores de voluntárias, são necessários para podermos afirmar as respostas sobre a sinergia entre esses grupos musculares durante as atividades funcionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábia Ribeiro Pinto, Faculdade de fisioterapia- UFBA

    Departamento de saúde 

    Área: Fisioterapia na saúde da mulher 

  • Adriana Saraiva
    Doutora em Ciências da Saúde pela FCMSCSP, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.
  • Janine Ribeiro Camatti
    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil
  • Cleber Santos Luz
    Doutor em Medicina e Saúde pela UFBA, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia

Publicado

17.09.2018

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

Avaliação da sinergia abdomino-pélvica durante atividades funcionais em mulheres nulíparas: série de caso. (2018). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 8(1), 110-118. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1795

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)