Política indutora brasileira de formação em saúde: avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS

Autores

  • Bruna Nadaletti de Araujo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves Universidade de Passo Fundo
  • Julio Cesar Godoy Bertolin Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1833

Palavras-chave:

Formação em Saúde. Integralidade. Interprofissionalidade. SUS

Resumo

Trata-se de um estudo resultante de uma dissertação de mestrado, de abordagem qualitativa, que buscou avaliar a preparação dos sujeitos envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) de uma universidade da região norte do RS para atuarem no SUS segundo os preceitos da integralidade e interprofissionalidade. É imprescindível o monitoramento e avaliação das orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, bem como pelos programas de reorientação da formação profissional, para tanto se faz necessária a construção e aplicação de instrumentos de avaliação e acompanhamento que funcionem como indicadores de rumos e de correções de percurso. Como resultados obtidos podemos enfatizar uma familiaridade dos sujeitos entrevistados com os conceitos utilizados pelos autores que trabalham o assunto; demonstraram em suas falas o quanto é claro em suas concepções o papel que o programa possui no processo de formação em saúde; também foi possível reconhecer que o programa está conseguindo incutir em seus participantes a necessidade e benefício do desenvolvimento de algumas habilidades essências para a qualificação do SUS; o reconhecimento dos participantes sobre a relevância da integração ensino-serviço-comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Nadaletti de Araujo, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Mestre em Educacao.
  • Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Ciências da Saúde.
  • Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Educacao.

Downloads

Publicado

23.08.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Araujo BN, Crivellaro Gonçalves CB, Godoy Bertolin JC. Política indutora brasileira de formação em saúde: avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS. Intern J Educ H [Internet]. 23º de agosto de 2018 [citado 24º de novembro de 2024];2(1):30-41. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1833

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>