Percepção da custo-consciência entre estudantes de Medicina: uma escala de 11 itens
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1968Palavras-chave:
Medical education. Validation studies. Professionalism. Cost-effectivity.Resumo
Introdução: Gerenciar recursos de saúde de maneira consciente é um importante desafio na educação médica. A utilização de escala de percepção de atitudes custo-conscientes pode ser útil para identificar pontos a serem melhorados em um grupo de alunos bem como avaliar os resultados de intervenções educacionais. Objetivo: Validar uma escala de avaliação da percepção da custo-consciência em estudantes de medicina. Método: A escala utilizada era composta de 13 itens, que foram submetidos às etapas de tradução, validação semântica e análise de suas características psicométricas (análise fatorial exploratória, alfa de Cronbach e teste de confiabilidade composta). Resultados: A amostra contou com 275 participantes, dos quais 62% eram do sexo feminino, com idade média de 25 ± 3,1 anos. A melhor estrutura para medir as percepções dos estudantes foi a solução de um único fator, com 11 dos 13 itens sendo mantidos na versão final. Obteve-se um alfa de Cronbach substancial para este questionário (0,66) e confiabilidade composta foi de 0,77. Conclusão: Os resultados sugerem que o questionário apresenta qualidade psicométrica satisfatória e, portanto, é capaz de mensurar a percepção de estudantes de medicina sobre atitudes custo-conscientes.