Conhecimento de estudantes de medicina sobre cuidados nutricionais perioperatórios na Bahia, Brasil: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3433

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina. Terapia Nutricional. Cuidados Perioperatórios. Saúde Pública.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina de instituições públicas e privadas do estado da Bahia, Brasil sobre cuidados nutricionais perioperatórios. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal que analisou estudantes de Medicina através de um instrumento online sobre temas relativos aos cuidados perioperatórios. Para análise dos dados, foram calculadas as frequências absoluta e relativa para as variáveis categóricas, e a média e o desvio padrão para as contínuas. Para a análise da associação foi utilizado o teste Exato de Fisher e o teste G. RESULTADOS: Foram obtidas 209 respostas. Com relação ao aprendizado do preparo nutricional do paciente cirúrgico, 25 (64,9%) dos estudantes de escolas públicas e 90 (52,3%) das privadas relataram não saber ou não terem sido expostos. Sobre a importância de se abordar temas relacionados a terapia nutricional (TN), 37 (100%) acadêmicos de instituições públicas e 168 (97,7%) das privadas, reconhecem a importância da difusão deste conhecimento. Não necessidade de jejum absoluto pré-operatório, técnicas de abreviação de jejum e prevenção de broncoaspiração e o momento de reintrodução da dieta no pós-operatório são desconhecidas da maioria da população estudada. CONCLUSÃO: A maioria dos acadêmicos incluídos neste estudo não possuem conhecimentos satisfatórios em TN e no preparo do paciente cirúrgico.

 

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Publicado

19.10.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Pimentel RFW, Macêdo LCD, Queiroz Filho SDG, Figueiredo PCM de, Merces MC das. Conhecimento de estudantes de medicina sobre cuidados nutricionais perioperatórios na Bahia, Brasil: estudo transversal. Intern J Educ H [Internet]. 19º de outubro de 2021 [citado 17º de maio de 2024];5(1):62-70. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3433

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