A relação entre a vida acadêmica e a vida familiar do estudante de medicina: uma análise transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ries.v5i1.3797

Palavras-chave:

estudos, família, medicina, qualidade de vida, estudo de validação.

Resumo

INTRODUÇÃO: Conciliar demandas acadêmicas e demandas oriundas de outras esferas da vida pode ser um obstáculo para estudantes, o que torna relevante a investigação sobre as relações estabelecidas entre a vida acadêmica e a vida familiar dos estudantes de medicina. OBJETIVOS: Desenvolver e reunir evidências de validade de escalas para mensuração das interfaces entre a vida acadêmica e vida familiar de estudantes e descrever a percepção sobre as interfaces estabelecidas entre elas. MÉTODOS E MATERIAIS: Escalas existentes e validadas sobre interface positiva e conflito trabalho-família foram adaptadas para escalas para avaliação das interfaces entre vida acadêmica e vida familiar. Foram conduzidas análises fatoriais exploratórias, além de verificação da confiabilidade interna. Os resultados das escalas foram descritos por meio de médias e desvio-padrão. RESULTADOS: As escalas adaptadas foram aplicadas a 539 estudantes de medicina. Na Escala de Conflito Estudos-Família, o fator “Conflito Estudos-Família” reuniu 5 itens (alpha=0,78) e o fator “Conflito Família-Estudos” reuniu 7 itens (alpha= 0,85). As médias obtidas foram 3,97(±1,03) e 2,57(±1,09), respectivamente. Com relação à Escala da Interface Positiva Estudos-Família, o fator “Interface Positiva Família-Estudos” reuniu 7 itens (alpha=0,90) e o fator “Interface Positiva Estudos-Família” reuniu 6 itens (alpha=0,85). As médias obtidas foram 4,95(±0,96) e 2,57(±1,06), respectivamente. CONCLUSÃO: Os instrumentos propostos mostraram-se válidos e confiáveis para mensurar as interfaces positiva e negativa entre a vida acadêmica e a vida familiar de estudantes. Os estudantes de medicina identificam uma maior influência da vida acadêmica prejudicando a vida familiar e percebem a família contribuindo mais nos estudos de maneira favorável.

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Publicado

11.10.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Reis SB, Aguiar CVN. A relação entre a vida acadêmica e a vida familiar do estudante de medicina: uma análise transversal. Intern J Educ H [Internet]. 11º de outubro de 2021 [citado 24º de novembro de 2024];5(1):92-110. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3797

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