Seminário Virtual: uma experiência educacional inovadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3964

Palavras-chave:

Educação Médica, Ensino, Aprendizagem

Resumo

INTRODUÇÃO: Ele é de especial importância que os professores possam transmitir facilmente o conhecimento utilizando ferramentas didáticas como o Cmaptools, SlideShare, Youtube, entre outros. Por causa disso, os métodos de ensino nos dias de hoje estão passando por uma revolução que implica desenvolvimentos tecnológicos e a chegada de novas gerações. METODOLOGIA: os estudantes devem fazer uma pesquisa bibliográfica em bases de dados (PubMed, Science Direct, e Embase) escolhendo um artigo original recente (publicado nos 3 meses anteriores) em inglês. O artigo deve envolver o uso de técnicas moleculares que incluam algum tipo de electroforese, depois, recebem uma sessão de tutoria com o professor principal do curso, depois disso, o aluno deve conceber um slideshow em PowerPoint com um máximo de 15 slides. Finalmente, devem gravar um vídeo de 10 minutos de duração da apresentação, o vídeo deve ser carregado no website do YouTube. RESULTADOS: uma maior compreensão da dinâmica de apresentação de seminário foi observada em comparação com o método anterior, que não incluiu o componente virtual. CONCLUSÕES: a implementação de métodos inovadores na educação permite aos alunos desenvolver um processo de aprendizagem mais amplo, além de melhorar seu entendimento científico; eles melhoram o seu conhecimento em ferramentas tecnológicas implementadas na educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Castrillón JJC. La reforma curricular del Programa de medicina de la universidad de Manizales. Arch Med (Manizales) [Internet]. 2012;12(2):137-9. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/2738/273825390008.pdf

Múnera EMV, Rave ÁMA, Muñoz CA. La renovación curricular en el programa de Medicina de la Universidad de Antioquia. Iatreia [Internet]. 2007;20(4):422-44. Available from: https://revistas.udea.edu.co/index.php/iatreia/article/view/4425

Forero DA, Majeed MH, Ruiz-Díaz P. Current trends and future perspectives for medical education in Colombia. Med Teach. 2020;42(1):17-23. https://doi.org/10.1080/0142159x.2019.1659944

Franco RLO, Machado JLM, Grinbaum RS, Porfírio GJM. Barriers to outpatient education for medical students: a narrative review. Int J Med Educ. 2019;10:180-90. https://dx.doi.org/10.5116%2Fijme.5d76.32c5

Mure?an S, Meda-Georgescu A, Azamfirei L, Oana-Marginean C, Cm-Taylor D. Medical education in Romania: Tradition and innovation. Med Teach. 2019;41(6):619-24. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1552932

Rohlfsen CJ, Sayles H, Moore GF, Mikuls TR, O'Dell JR, McBrien S, et al. Innovation in early medical education, no bells or whistles required. BMC Med Educ. 2020;20(1):39. https://doi.org/10.1186/s12909-020-1947-6

Kurata S, Fujiki T, Murota M. Developing an online video presentation evaluation system to promote mutual evaluation and survey of operability [Internet]. Proceedings of the 24th International Conference on Computers in Education; 2016; India. Available from: http://www.et.iitb.ac.in/icce2016/files/proceedings/ICCE%202016%20Main%20Conference%20Proceedings.pdf

Ferreira PB, Cohrs CR, De Domenico EB. Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(4):967-72. https://doi.org/10.1590/s0080-62342012000400026

Tackett S, Wright SM, Quirk M. Adaptive medical education research. Med Teach. 2018;40(8):783-5. https://doi.org/10.1080/0142159x.2018.1490705

Rodríguez-Ríos A, Espinoza-Téllez G, Martínez-Ezquerro JD, Rendón-Macías ME. Information and Communication Technology, Mobile Devices, and Medical Education. J Med Syst. 2020;44(4):90. https://doi.org/10.1007/s10916-020-01559-w

Lifshitz-Guinzberg A, Abreu-Hernández LF, Sepúlveda-Vildósola AC, Urrutia-Aguilar ME, Córdova-Villalobos JÁ, López-Bárcena J, et al. Pros and cons of innovations in medical education. Gac Med Mex. 2021;157(3):325-34. https://doi.org/10.24875/gmm.m21000568

Pontes-Pedrajas A. Representación y comunicación del conocimiento con mapas conceptuales en la formación del profesorado de ciencia y tecnología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias [Internet]. 2012;9(1):106-23. Available from: https://helvia.uco.es/bitstream/handle/10396/8134/7_Pontes_2012.pdf?sequence=1

Fatima A, Zaman S, Asim HM. Educational outcome in scenario and powerpoint presentation based learning strategies among undergraduate physical therapy students. Rawal Med J [Internet]. 2018;43(1):146-50. Available from: https://www.rmj.org.pk/fulltext/27-1501583247.pdf

Ginkel S, Gulikers J, Biemans H, Mulder M. Towards a set of design principles for developing oral presentation competence: A synthesis of research in higher education. Educ. Res. Rev. 2015;14:62-80. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.002

Crow J, Murray JA. Online Distance Learning in Biomedical Sciences: Community, Belonging and Presence. Adv Exp Med Biol. 2020;1235:165-78. https://doi.org/10.1007/978-3-030-37639-0_10

Kecskes Z, Mitchell I. Introducing a new series on innovations in medical education. Med J Aust. 2017;206(1):13. https://doi.org/10.5694/mja16.01212

Nadama HH, Tennyson M, Khajuria A. Evaluating the usefulness and utility of a webinar as a platform to educate students on a UK clinical academic programme. J R Coll Physicians Edinb [Internet]. 2019;49(4):317-322. Available from: https://www.mja.com.au/journal/2017/206/1/introducing-new-series-innovations-medical-education

Kay D, Pasarica M. Using technology to increase student (and faculty satisfaction with) engagement in medical education. Adv Physiol Educ. 2019;43(3):408-13. https://doi.org/10.1152/advan.00033.2019

Adams K. Modelling success: Enhancing international postgraduate research students’ self-efficacy for research seminar presentations. High. Educ. Res. Dev. 2004;23(2):115–30. https://doi.org/10.1080/0729436042000206618

Torralba KD, Doo L. Active Learning Strategies to Improve Progression from Knowledge to Action. Rheum Dis Clin North Am. 2020;46(1):1-19. https://doi.org/10.1016/j.rdc.2019.09.001

Quintanilha LF, Costa GN, Coutinho MR. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Adv Physiol Educ. 2018;42(4):693-6. https://doi.org/10.1152/advan.00105.2018

Bucklin BA, Asdigian NL, Hawkins JL, Klein U. Making it stick: use of active learning strategies in continuing medical education. BMC Med Educ. 2021;21(1):44. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02447-0

Almarzooq ZI, Lopes M, Kochar A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education. J Am Coll Cardiol. 2020;75(20):2635-8. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32304797/

De Gerz L, Valcke M, Roozen I. The impact of an innovative instructional intervention on the acquisition of oral presentation skills in higher education. Comput Educ. 2009;(53):112–20. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.01.005

Downloads

Publicado

31.01.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Martinez-Sanchez LM, Cuartas-Agudelo YS, Hernandez-Martinez A, Herrera-Almanza L, Saavedra-Valencia M. Seminário Virtual: uma experiência educacional inovadora. Intern J Educ H [Internet]. 31º de janeiro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];6:e3964. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3964

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)