Teleconsulta e telemonitoramento em fisioterapia durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência em um ambulatório docente assistencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4368

Palavras-chave:

Teleconsulta, Telemonitoramento, Fisioterapia, Educação em Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido ao contexto pandêmico foi necessário reinventar nossa prática profissional e inserir as modalidades de teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento ao atendimento fisioterapêutico. Comunicação estabelecida por aplicativo de mensagem, com o envio de vídeos ou cartilhas de exercícios, e atividades síncronas com as orientações de exercícios no ambiente domiciliar, assegurando proteger a comunidade da propagação do vírus, facilitando o distanciamento físico e social preconizado no momento. OBJETIVO: Relatar a experiência da teleconsulta e telemonitoramento do ponto de vista de fisioterapeutas docentes de estágio supervisionado em um ambulatório docente assistencial. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência docente-assistencial, interdisciplinar, a qual ocorreu no período de agosto a dezembro de 2020, instituídas no componente curricular Estágio Supervisionado Ambulatorial e Estágio em Gestão, do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador, Bahia. Realizou-se a teleconsulta e telemonitoramento através do número de telefone celular cadastrado no aplicativo ®WhatsApp LLC, com atendimento online e duração de 50 minutos. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O corpo docente foi instigado a motivar a turma a enfrentar novos desafios, como: dispensar a aplicação da técnica fisioterapêutica com suas mãos em prol da promoção da educação em saúde e priorizar o desenvolvimento do autocuidado no paciente a partir das orientações à distância. Apesar das frustrações geradas pelas mudanças da modalidade de atendimento, os discentes passaram a vislumbrar a abertura de espaço interno para novas experiências como estímulos positivos enfrentado durante o estágio. Dessa forma, observou-se que mesmo com os desafios foi possível estabelecer e entender que algumas práticas vieram para ficar nos casos em que melhor se aplicam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Yu P, Zhu J, Zhang Z, Han Y. A familial cluster of infection associated with the 2019 novel coronavirus indicating possible person-to-person transmission during the incubation period. J Infect Dis. 2020;221(11):1757-1761. https://doi.org/10.1093/infdis/jiaa077.

(2) Huang C, Wang Y, Li X, Ren L, Zhao J, Hu Y, et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet. 2020;395(10223):497-506. https://doi.org/10.1016/s0140-6736(20)30183-5

(3) Pan American Health Organization, World Health Organization. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia [Internet]. 2020. Available from: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes

(4) Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020;27(2):020. https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020

(5) Pan American Health Organization, World Health Organization. Doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) [Internet]. 2020. Available from: https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus/doenca-causada-pelo-novo

(6) Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União. 11 de dezembro de 2020. Available from: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-deeducacao/90831-resolucoescp2021#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202,redes%20escolares%2C%20p%C3%BAblicas%2C%20privada%2C

(7) Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia [Internet]. Diário Oficial da União.4 de março de 2002. Available from: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/470695/pg-11-secao-1-diario-oficial-da

(8) Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Resolução n.º 516, de 20 de março de 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria [Internet]. Distrito Federal; 2020. Available from: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825

(9) Pegorari MS, Ohara DG, Matos AP, Iosimuta NCR, Ferreira VTK, Pinto ACPN. Barriers and challenges faced by Brazilian physiotherapists during the COVID-19 pandemic and innovative solutions: lessons learned and to be shared with other countries. Physiother Theory Pract. 2020;36(10):1069-1076. https://doi.org/10.1080/09593985.2020.1818486

(10) Fazenda ICA, Tavares DE, Godoy HP. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. São Paulo: Papirus; 2015.

(11) Stanhope J, Weinstein P. Learning from COVID-19 to improve access to physiotherapy. Aust J Prim Health. 2020;26(4):271-272. https://doi.org/10.1071/py20141

(12) Holland AE. Telephysiotherapy: time to get online. J Physiother. 2017;63(4):193-195. https://doi.org/10.1016/j.jphys.2017.08.001

(13) Piotrowicz E Zieliński T, Bodalski R, Rywik T, Dobraszkiewicz-Wasilewska, Sobieszczańska-Malek, et al. Home-based telemonitored Nordic walking training is well accepted, safe, effective and has high adherence among heart failure patients, including those with cardiovascular implantable electronic devices: a randomised controlled study. Eur J Prev Cardiol. 2015;22(11):1368-1377. https://doi.org/10.1177/2047487314551537

(14) Hwang R, Bruning J, Morris NR, Mandrusiak A, Russel T. Home-based telerehabilitation is not inferior to a centre-based program in patients with chronic heart failure: a randomised trial. J Physiother. 2017;63(2):101-107. https://doi.org/10.1016/j.jphys.2017.02.017

(15) Tsai LL, McNamara RJ, Moddel C, Alison JA, McKenzie DK, McKeough ZJ. Home-based telerehabilitation via real-time videoconferencing improves endurance exercise capacity in patients with COPD: The randomized controlled TeleR Study. Respirology. 2017;22(4):699-707. https://doi.org/10.1111/resp.12966

(16) Mallmann DG, Galindo Neto NM, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Health education as the main alternative to promote the health of the elderly. Ciênc. saúde coletiva. 2015;20(6):1763-1772. https://doi.org/10.1590/1413-81232015206.02382014

Publicado

07.02.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Sousa MC de M, Mendes SMD, Mamede CAGS, Ribeiro RTSK. Teleconsulta e telemonitoramento em fisioterapia durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência em um ambulatório docente assistencial. Intern J Educ H [Internet]. 7º de fevereiro de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];7:e4368. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4368

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>