Análise do Debriefing na simulação realística em uma instituição de ensino médico
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4390Palavras-chave:
Educação, Medicina, Simulação realística, FeedbackResumo
INTRODUÇÃO: A simulação realística é um método ativo de ensino-aprendizagem incorporado na graudação médica. Após esta, a experiência pode ser discutida na forma de Debriefing, avaliada pela Escala de Experiência com o Debriefing (EED), dividida em quatro subescalas que no total somam vinte comandos, respondidos sob duas dimensões: análise da experiência e importância. OBJETIVO: Comparar percepções dos estudantes acerca da experiência e da importância do Debriefing. MÉTODOS E MATERIAIS: Estudo observacional, transversal, analítico e quantitativo. População-alvo: estudantes de Medicina presentes na simulação “Tosse com área de interesse em Asma”. O teste T Pareado foi utilizado para analisar a associação entre as variáveis. O coeficiente Alpha de Cronbach foi utilizado para determinar a confiabilidade interna das escalas. RESULTADOS: Oitenta e quatro questionários preencheram os critérios de inclusão. Houve diferença estatisticamente significante nas subescalas “analisando os pensamentos e sentimentos” e “aprendendo e fazendo conexões” e nos itens “o professor reforçou aspectos do comportamento da equipe de saúde”, “sentimentos incorretos foram resolvidos por meio do Debriefing”, “as minhas dúvidas da simulação foram respondidas pelo Debriefing”, “tornei-me mais consciente de mim mesmo durante a sessão de Debriefing”, “o Debriefing ajudou-me a fazer conexões entre teoria e situações da vida real” e “o professor ensinou a quantidade certa durante a sessão de Debriefing”. A confiabilidade interna da escala em geral foi 0,89. CONCLUSÃO: Através da comparação entre as percepções acerca da experiência e da importância, evidenciam-se aspectos da simulação que podem ser aprimorados no componente curricular, permitindo a otimização da atividade e sua implementação em outros eixos.
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