Reconhecimento de vulnerabilidades territoriais ao vírus Zika: um modelo participativo de educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4392

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Participação comunitária, Educação em Saúde, Vírus Zika, Pesquisa qualitativa

Resumo

INTRODUÇÃO: Considerando que o engajamento da população no controle das arboviroses não deveria se restringir ao cuidado dos focos domésticos de mosquitos, iniciativas de educação em saúde necessitam contemplar os determinantes sociais existentes nos territórios. OBJETIVOS: Descrever proposta de modelo pedagógico visando a participação da comunidade no reconhecimento de vulnerabilidades ao vírus Zika, bem como seus principais resultados. MÉTODOS: Baseado na pedagogia crítico-problematizadora de Paulo Freire e no quadro da vulnerabilidade e direitos humanos, foi desenvolvido e aplicado um modelo de oficina para capacitar agentes comunitários de saúde na realização de diagnóstico de vulnerabilidades locais ao vírus Zika, em uma comunidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foram feitas 4 oficinas, de 20 horas cada, contando com 42 participantes. O modelo contemplou atividades envolvendo: mapeamento e reconhecimento do território, saberes e experiências com vírus Zika e/ou outras arboviroses a identificação de espaços na comunidade vulneráveis à proliferação de mosquitos. RESULTADOS: O modelo permitiu identificar pontos do território vulneráveis à proliferação de mosquitos e cuja resposta não depende apenas da vontade ou do comportamento dos seus moradores. São condicionados a contextos sociais que expressam a tensa relação entre os moradores, o Estado e os traficantes de drogas que ocupam importante espaço de poder no território. CONCLUSÕES: Ao transcender o tradicional modelo verticalizado de educação em saúde, o método participativo proposto mostrou-se sensível e oportuno para captar o profundo conhecimento dos participantes sobre o território, não apenas na identificação de focos de mosquitos, mas, sobretudo, na compreensão das múltiplas determinações das vulnerabilidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Donalisio MR, Freitas ARR, Zuben APBV. Arboviruses emerging in Brazil: challenges for clinic and implications for public health. Rev Saúde Pública. 2017;51:30. https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006889

(2) Gould E, Pettersson J, Higgs S, Charrel R, Lamballerie X. Emerging arboviruses: Why today? One Health. 2017;4:1-13. https://doi.org/10.1016/j.onehlt.2017.06.001

(3) Liang G, Gao X, Gould EA. Factors responsible for the emergence of arboviruses; strategies, challenges and limitations for their control. Emerg Microbes Infect. 2015;4(1)1-5. https://doi.org/10.1038%2Femi.2015.18

(4) Cabral B, Fonseca MGD, Mota FB. Tecnologias emergentes para a prevenção e controle do vetor de arboviroses: expectativas de especialistas para os próximos vinte anos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2018.

(5) Zara ALSA, Santos SM, Fernandes-Oliveira ES, Carvalho RG, Coelho GE. Aedes aegypti control strategies: a review. Epidemiol Serv Saúde. 2016;25(2):391-404. https://doi.org/10.5123/S1679-49742016000200017

(6) Caprara A, Lima JWO, Peixoto ACR, Motta CMV, Nobre JMS, Sommerfeld J, et al. Entomological impact and social participation in dengue control: a cluster randomized trial in Fortaleza, Brazil. Trans R Soc Trop Med Hyg 2015;109(2):99-105. https://doi.org/10.1093/trstmh/tru187

(7) Freire P. Extension or Communication. New York: McGraw-Hill; 1973.

(8) Freire P. Pedagogy of Freedom: Ethics, Democracy, and Civic Courage. Lanham: Rowman & Littlefield; 1998.

(9) Freire P. Daring to dream: Toward a pedagogy of the unfinished. New York: Routledge; 2016.

(10) Freire P. Pedagogy of the Oppressed. 30a ed. New York: Continuum; 2017.

(11) Mann J, Tarantola DJM, Netter TW. Aids in the world. Cambridge: Harvard University Press; 1992.

(12) Ayres JRCM. Vulnerabilidade, Direitos Humanos e Cuidado: aportes conceituais. In: Barros S. Atenção à Saúde de Populações Vulneráveis. Barueri: Manole; 2014. p. 1-25.

(13) Silva NEK, Ventura M, Paro CA. The potential of the vulnerability and human rights framework for studies and practices in the prevention of arbovirus infections. Cad Saúde Pública 2020; 36(9):e00213119. https://doi.org/10.1590/0102-311X00213119

(14) Thiollent M. Action Research and participatory research: an overview. Int J Action Res [Internet]. 2011;7(2):160-174. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/41407/ssoar-ijar-2011-2-thiollent-Action_Research_and_Participatory_Research.pdf?sequence=1

(15) Freire P, Donaldo M. Literacy: Reading the Word & the World. London: Routledge and Kegan Paul; 1987.

(16) Malinowski B. A scientific theory of culture and other essays. London: Routledge; 2004.

(17) Santos M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel; 2002.

(18) Fernandes VR, Monken M, Gondin GMM et al. Denaturalizing “long-lasting endemic diseases”: social mobilization in the context of arboviral diseases in Brazil. In: Salazar, LM, Villar RCL. Globalization and health inequities in Latin America. Cham: Springer; 2018. p. 91-106.

(19) Paro CA, Ventura M, Silva NEK. Paulo Freire and untested feasibility: hope, utopia and transformation in health. Trab educ saúde 2020;18(1):e0022757. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227

(20) Morosini MVGC, Fonseca AF, Lima LD. National Policy of Primary Healthcare 2017: setbacks and risks to the Unified Health System. Saúde debate. 2018;42(116):11-24. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811601

(21) Melo EA, Mendonça MHM, Teixeira M. The economic crisis and primary health care in the SUS of Rio de Janeiro, Brazil. Ciênc Saúde Colet. 2019;24(12):4593-4598. https://doi.org/10.1590/1413-812320182412.25432019

Publicado

29.09.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Paro CA, e Silva NEK. Reconhecimento de vulnerabilidades territoriais ao vírus Zika: um modelo participativo de educação em saúde. Intern J Educ H [Internet]. 29º de setembro de 2022 [citado 17º de maio de 2024];6:e4392. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4392