Educação permanente em saúde sob a ótica de gestores e trabalhadores da atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4412

Palavras-chave:

Educação continuada, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde é estratégia político pedagógica que objetiva a qualificação e fortalecimento em diversos níveis do Sistema Único de Saúde.  OBJETIVOS: Apresentar experiências de Educação Permanente em Saúde do cotidiano de Equipes de Saúde da Família em Unidades Básicas de Saúde da zona sul de São Paulo.  MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa com trabalhadores e gestores de unidades da zona sul de São Paulo, que tem como referências de análise a concepção institucional de educação permanente em saúde e a micropolítica da gestão e do cuidado em saúde. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2019, com 25 trabalhadores de 05 gestores (n=30) por meio de entrevistas e grupos focais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Foram identificadas quatro categorias empíricas: “Concepções acerca da EPS”, “Ações de EPS na realidade das UBS”, “Facilitadores para a EPS no cotidiano” e “Dificultadores ou barreiras para a concretização da EPS no cotidiano”. CONCLUSÃO: Apesar da influência do modelo gerencialista e das barreiras identificadas que atravessam o cotidiano das equipes, a educação permanente em saúde movimenta ações alinhadas com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para a produção do trabalho vivo nos territórios.

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Biografia do Autor

  • Israel Victor de Oliveira, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, Brasil.

    Fortaleza, CE, Brasil, Bolsista da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da FIOCRUZ, ORCID 0000-0002-2726-1281

  • Eliana Aparecida de Paula Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil.

    São José dos Campos, São Paulo, Brasil, Mestre em Antropologia pela PUC-SP e Master em Didactique des Disciplines pela Universidade Paris VII ORCID 0000-0002-5596-0039

  • Paula Bertoluci Alves Pereira, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública (Bolsista CAPES Doutorado), ORCID 0000-0002-7200-6335

  • Daiana Bonfim, Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo). São Paulo, Brasil.

    São Paulo, SP, Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein, Diretoria de APS e Redes, ORCID 0000-0003-0591-0495

  • Celso Zilbovicius, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social, ORCID 0000-0003-0990-4834

  • Rogério Nogueira de Oliveira, Universidade de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil.

    São Paulo, SP, Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social, ORCID 0000-0002-0780-8120

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Publicado

28.07.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Oliveira IV, Silva EA de P, Pereira PBA, Bonfim D, Zilbovicius C, de Oliveira RN. Educação permanente em saúde sob a ótica de gestores e trabalhadores da atenção primária à saúde. Intern J Educ H [Internet]. 28º de julho de 2022 [citado 25º de novembro de 2024];6:e4412. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4412

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