Estilo de aprendizagem e percepção do ambiente educacional de universitários da área biológica e da saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4809Palavras-chave:
Educação Superior, Ciências da Saúde, Disciplinas das Ciências Biológicas, Aprendizagem, Aprendizado profundoResumo
INTRODUÇÃO: A abordagem ao aprendizado pode ser influenciada por fatores individuais e ambientais. O aprendizado profundo requer utilização de mecanismos cognitivos complexos e o envolvimento do estudante. OBJETIVO: Investigar a abordagem ao aprendizado de estudantes de graduação de cursos da área biológica e da saúde que utilizam metodologias tradicionais de ensino e sua percepção do ambiente educacional ao final da graduação. MÉTODO: Estudo transversal com estudantes de cursos da área biológica e da saúde de uma universidade pública. Dados coletados por meio de três questionários: sociodemográfico, o Questionário Revisado do Processo de Estudo (R-SPQ-2F) e Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Para comparação de médias utilizou-se os testes t de Student ou Mann-Whitney. As correlações foram calculadas pelo Coeficiente de Spearman. A regressão linear múltipla foi utilizada para verificar a influência das variáveis na abordagem ao aprendizado. Análises estatísticas realizadas no programa SPSS (versão 26) e nível de significância de 5%. Para análises, estudantes divididos em dois grupos (cursos básicos e aplicados), considerando envolvimento em cuidados a saúde. RESULTADO: Os estudantes de ambos os grupos demonstraram utilizar mais a abordagem profunda do que a superficial (cursos básicos: 29,78 versus 22,00; aplicados: 30,16 versus 20,25), sem diferença significativa entre eles (p > 0,05). Para cursos básicos, estar empregado exerceu efeito negativo sobre a aprendizagem profunda, enquanto, para cursos aplicados, realizar iniciação científica aumentou o uso dessa abordagem. A percepção geral do ambiente educacional foi considerada “mais positiva do que negativa” (cursos básicos: 104,28 e cursos aplicados 120,47), sendo que alunos de cursos aplicados tiveram percepção mais positiva do ambiente e aqueles com emprego fixo uma percepção mais negativa. CONCLUSÃO: O uso de abordagem profunda foi superior à da superficial para todos os cursos e houve associação positiva entre o uso de abordagens profundas e melhor percepção do ambiente educacional. Fatores sociodemográficos, como a necessidade de ter um emprego durante a graduação, podem influenciar a abordagem ao aprendizado, bem como a percepção do ambiente educacional.
Downloads
Referências
(1) Biggs J, Kember D, Leung YP. The revised two-factor Study Process Questionnaire: R-SPQ-2F. Br J Educ Psychol. 2001;71(1):133-49. https://doi.org/10.1348/000709901158433
(2) Gurpinar E, Kulac E, Tetik C, Akdogan I, Mamakli S. Do learning approaches of medical students affect their satisfaction with problem-based learning? Adv Physiol Educ. 2013;37(1):85-8. https://doi.org/10.1152/advan.00119.2012
(3) Entwistle N, Mccune V. The conceptual bases of study strategy inventories. Educational Psychology Review. 2004;16(4):325-345. https://doi.org/10.1007/s10648-004-0003-0
(4) Costa SDG. Validação para o Brasil da escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F) [tese de doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2010. Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-26042010-143400/pt-br.php
(5) Gijbels D, Donche V, Richardson JTE, Vermunt JD. Learning patterns in higher education: Dimensions and research perspectives. 1. ed. London: Routledge; 2013.
(6) Dolmans DHJM, Loyens SMM, Marcq H, Gijbels D. Deep and surface learning in problem-based learning: a review of the literature. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2016;21(5):1087-1112. https://doi.org/0.1007/s10459-015-9645-6
(7) Yardimci F, Bektas M, Özkütük N, Muslu GK, Gerçeker GÖ, Basbakkal Z. A study of the relationship between the study process, motivation resources, and motivation problems of nursing students in different educational systems. Nurse Educ Today. 2017;48:13-8. https://doi.org/0.1007/10.1016/j.nedt.2016.09.017
(8) Haghparast H, Ghorbani A, Rohlin M. Dental students' perception of their approaches to learning in a PBL programme. Eur J Dent Educ,. 2017;21(3):159-65. https://doi.org/10.1111/eje.12195
(9) Barros RMA, Monteiro AMR, Moreira JAM. Learning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning. Rev Bras Estud Pedagog. 2014;95(241):54-66. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/305811495
(10) Hutchinson L. Educational environment. BMJ. 2003;326(7393):810-12. https://doi.org/10.1136/bmj.326.7393.810
(11) Roff S, McAleer S, Harden RM, Al-Qahtani M, Ahmed AU, Deza H, et al. Development and validation of the Dundee ready education environment measure (DREEM). Med Teac. 1997;19(4):295-99. https://doi.org/10.3109/01421599709034208
(12) Irfan F, Faris EA, Maflehi NA, Karim SI, Ponnamperuma G, Saad H, et al. The learning environment of four undergraduate health professional schools: Lessons learned. Pak J Med Sci. 2019;35(3):598-604. https://doi.org/10.12669/pjms.35.3.712
(13) Guimaraes AC, Falbo GH, Menezes T, Falbo. Medical Students’ Views on the Learning Environment Using Dreem. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):517-26. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01062014
(14) Schwartzstein RM, Roberts DH. Saying goodbye to lectures in medical school—paradigm shift or passing fad. N Engl J Med. 2017;377(7):605-7. https://doi.org/10.1056/NEJMp1706474
(15) Baeten M, Kyndt E, Struyven K, Dochy F. Using student-centred learning environments to stimulate deep approaches to learning: Factors encouraging or discouraging their effectiveness. Educ Researc Rev. 2010;5(3):243-60. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2010.06.001
(16) Nosair E, Mirghani Z., Mostafa RM. Measuring students' perceptions of educational environment in the PBL program of Sharjah Medical College. J Med Educ Curric Dev. 2015;2:JMEDC.S29926. https://doi.org/10.4137/JMECD.S29926
(17) Pereles A, Núñez JC, Rodríguez C, Fernández E, Rosário P. Personal and instructional variables related to the learning process in postgraduate courses. Psicothema. 2020;32(4):525-532. https://doi.org/10.7334/psicothema2020.189
(18) Vermetten YJ, Vermunt JD, Lodewijks HG. Powerful learning environments? How university students differ in their response to instructional measures. Lear Instruc. 2002;12(3):263-84. https://doi.org/10.1016/S0959-4752(01)00013-5
(19) Falk K, Falk H, Ung EJ. When practice precedes theory - A mixed methods evaluation of students' learning experiences in an undergraduate study program in nursing. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):14-9. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.05.010
(20) Mork G, Magne TA, Carstensen T, Stigen L, Asli LA, Gramstad A, et al. Associations between learning environment variables and students' approaches to studying: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2020;20:120-8. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02033-4
(21) Pinho MJ. Science and education: contributions of the scientific initiation in higher education. Avaliação. 2017;22(3):658–75. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300005
(22) Chan CYW, Sum MY, Tan GMY, Tor PC, Sim K. Adoption and correlates of the Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM) in the evaluation of undergraduate learning environments - a systematic review. Med Teach. 2018;40(12):1240-1247. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1426842
(23) Yardley S, Teunissen PW, Dornan T. Experiential learning: AMEE Guide No. 63. Med Teach. 2012;34(2):e102-15. https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.650741
(24) Gustin MP, Abbiati M, Bonvin R, Gerbase MW, Baroffio A. Integrated problem-based learning versus lectures: a path analysis modelling of the relationships between educational context and learning approaches. Med Educ Online. 2018;23(1):1489690. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1489690
(25) Bakhshialiabad H, Bakhshi G, Hashemi Z, Bakhshi A, Abazari F. Improving students' learning environment by DREEM: an educational experiment in an Iranian medical sciences university (2011-2016). BMC Med Educ. 2019;19(1):397. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1839-9
(26) Veerapen K, McAleer S. Students' perception of the learning environment in a distributed medical programme. Med Educ Online. 2010;15(1). https://doi.org/10.3402/meo.v15i0.5168
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paloma Soares Novello Cruz, Sheyla Ribeiro Rocha, Gabriel Avila Casalecchi, Carla Maria Ramos Germano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.