Diversidade na formação em saúde: vivências de estudantes de graduação de uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e5310

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Saúde e Diversidade, Graduação em Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

INTRODUÇÃO: A temática da diversidade no ensino superior ainda se mostra em grande parte ausente. Nesse contexto, as políticas de Ações Afirmativas passaram a mobilizar de forma mais intensa a necessidade de repensar a formação superior. Surge, assim, o debate sobre a necessidade de repensar a formação e os projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação. OBJETIVO: Este estudo buscou compreender como a temática da diversidade está presente nos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade federal, por meio de vivências de estudantes do último ano da graduação. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada com roteiro de questões norteadoras. Participaram do estudo sete estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina de uma universidade federal. RESULTADOS: Mostrou-se os sentidos das temáticas da diversidade na formação em saúde. Revelaram as fragilidades na falta de garantia desses temas de forma transversal durante a graduação. Um dos pontos evidenciados é a presença da diversidade no espaço universitário como forma de mobilização e mudanças no ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo mostrou a necessidade da elaboração de estratégias que garantam a discussão das temáticas de diversidade na formação em saúde de forma institucionalizada, bem como parte integrante do projeto mais amplo da universidade.

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Publicado

13.11.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Silva CI, Sevilha Stofel N, Borges FA, Teixeira IM de C, Salim NR. Diversidade na formação em saúde: vivências de estudantes de graduação de uma universidade federal. Intern J Educ H [Internet]. 13º de novembro de 2023 [citado 25º de novembro de 2024];7:e5310. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5310

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