Uma sistematização da formação de monitores de ensino fundamentada na educação médica baseada em competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5443

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Educação Médica, Monitoria

Resumo

INTRODUÇÃO: O monitor é um agente do processo de ensino-aprendizagem na educação do nível superior do Brasil. Programas de monitorias de ensino podem impactar o aprendizado do próprio monitor, o aprendizado dos alunos monitorados e a qualidade da prática docente. No entanto, são escassas as publicações sobre o tema, havendo uma carência de evidências que indiquem os melhores caminhos para que uma monitoria possa atingir o seu potencial. OBJETIVOS: Relatar a experiência de planejamento e elaboração de uma sistematização de formação de monitores acadêmicos tendo como referencial os princípios da educação médica baseada em competências. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A formação de monitores foi estruturada em três passos: 1) Identificação e definição das competências almejadas; 2) Seleção de atividades e metodologias; 3) Avaliação. Para o 1º passo, foram elencadas competências técnico-profissionalizantes e competências para o século XXI. Para o 2º passo, foram priorizadas a participação ativa e a colaboração entre pares. Para o 3° passo, foram planejados e realizados momentos de escuta ativa, priorizando a metacognição e a autorregulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sistematização de uma formação baseada em competências tem o potencial de facilitar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes pelo monitor acadêmico e, consequentemente, de trazer benefícios a toda a estrutura do ensino superior. Estudos investigativos futuros são necessários para avaliar a dimensão desse impacto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Presidência da República (Brasil). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Internet]. Diário Oficial da União. 1996 dez. 23. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm

(2) Nascimento JT, Cardoso LTS, Araújo LCN, Oliveira VVN, Silva ES, Silva PJTG, et al Monitorship as a teaching initiation space. REAS. 2021;13(2):e5577. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5577.2021

(3) Abreu TO, Spindola T, Pimentel MRAR, Xavier ML, Clos AC, Barros AS. Academic monitoring in the perception of undergraduate nursing students. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014;22(4):507-12. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/15368

(4) Frison LMB. Monitorship: a teaching modality that enhances collaborative and self-regulated learning. Pro-Posições. 2016;27(1):133-53. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607908

(5) Vicenzi CB, Conto F, Flores ME, Rovani G, Ferraz SCC, Marostega MG. The role of the monitor in the process of academic training. Rev Ciênc Ext [Internet]. 2016;12(3):88-94. Available from: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257

(6) Silveira E, Sales F. The Importance of Monitoring Program in teaching Librarianship from the Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: Rev Ci Inf Doc. 2016;7(1):131-49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149

(7) Natário EG, Santos AAA. Monitor program for university education. Estud Psicol. 2010;27(3):355-64. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300007

(8) Frank JR, Snell LS, Cate OT, Holmboe ES, Carraccio C, Swing SR, et al. Competency-based medical education: theory to practice. Med Teach. 2010;32(8):638-45. https://doi.org/10.3109/0142159x.2010.501190

(9) Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência a Cultura. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Brasília: UNESCO; 2010. 41 p. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por

(10) Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014 (Brasil). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. [Internet]. Diário Oficial da União. 2014 jun. 23. Available from: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao

(11) Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência a Cultura. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI [Internet]. Brasília: UNESCO; 2015. 44 p. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311

(12) Partnership for 21st Century Learning. P21 Framework Definitions [Internet]. 2009. Available from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED519462.pdf

(13) Battelle for Kids, Partnership for 21st Century Learning. Framework for 21st Century Learning Definitions [Internet]. 2019. Available from: https://static.battelleforkids.org/documents/p21/P21_Framework_DefinitionsBFK.pdf

(14) Bakay ME. 21st Century Skills for Higher Education Students in EU Countries: Perception of Academicians and HR Managers. Int Educ Stud. 2022;15(2):14-24. http://dx.doi.org/10.5539/ies.v15n2p14

(15) Sá MJ, Serpa S. Higher Education as a Promoter of Soft Skills in a Sustainable Society 5.0. Journal of Curriculum and Teaching. 2022;11(4). http://dx.doi.org/10.5430/jct.v11n4p1

Supplementary References

(SR1) Aronson E. Building Empathy, Compassion, and Achievement in the Jigsaw Classroom. In: Aronson J, editor. Improving Academic Achievement. Impact of Psychological Factors on Education. Elsevier; 2002. p. 209-25. https://doi.org/10.1016/B978-012064455-1/50013-0

(SR2) Rasmussen A, Lewis M, White J. The application of wiki technology in medical education. Med Teach. 2013;35(2):109-14. https://doi.org/10.3109/0142159x.2012.733838

(SR3) Osman M, Eacott B, Willson S. Arts-based interventions in healthcare education. Med Humanit. 2018;44(1):28-33. https://doi.org/10.1136/medhum-2017-011233

(SR4) Belay HT, Ruairc BO, Guérandel A. Workshops: An important element in medical education. BJPsych Advances. 2019;25(1):7-13. https://doi.org/10.1192/bja.2018.41

(SR5) Zeng HL, Chen DX, Li Q, Wang XY. Effects of seminar teaching method versus lecture-based learning in medical education: A meta-analysis of randomized controlled trials. Med Teach. 2020;42(12):1343-49. https://doi.org/10.1080/0142159x.2020.1805100

(SR6) Crouch CH, Mazur E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. Am J Phys. 2001;69(9):970-7. https://doi.org/10.1119/1.1374249

(SR7) Cate O, Durning S. Peer teaching in medical education: twelve reasons to move from theory to practice. Med Teach. 2007;29(6):591-9. https://doi.org/10.1080/01421590701606799

(SR8) Berrett D. How 'flipping' the classroom can improve the traditional lecture [Internet]. The Chronicle of Higher Education. 2012 feb. 19. Available from: https://commons.marymount.edu/instructingonline/wp-content/uploads/sites/135/2013/07/Flipping-The-Chronicle.pdf

(SR9) Chowdhury TA, Khan H, Druce MR, Drake WM, Rajakariar R, Thuraisingham R, et al. Flipped learning: Turning medical education upside down. Future Healthc J. 2019;6(3):192-5. https://doi.org/10.7861/fhj.2018-0017

(SR10) Graafland M, Schraagen JM, Schijven MP. Systematic review of serious games for medical education and surgical skills training. Br J Surg. 2012;99(10):1322-30. https://doi.org/10.1002/bjs.8819

(SR11) Gorbanev I, Agudelo-Londoño S, González RA, Cortes A, Pomares A, Delgadillo V, et al. A systematic review of serious games in medical education: quality of evidence and pedagogical strategy. Med Educ Online. 2018;23(1):1438718. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1438718

(SR12) Ismail MAA, Mohammad JAM. Kahoot: A promising tool for formative assessment in medical education. Educ Med J. 2017;9(2):19-26. https://doi.org/10.21315/eimj2017.9.2.2

(SR13) Kokotsaki D, Menzies V, Wiggins A. Project-based learning: A review of the literature. Improv Sch. 2016;19(3):267-77. https://doi.org/10.1177/1365480216659733

(SR14) Chen CH, Yang YC. Revisiting the effects of project-based learning on student’s academic achievement: A meta-analysis investigating moderators. Educ Res Rev. 2019;26:71-81. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.11.001

Publicado

19.03.2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Pugliese LS, Moura AP. Uma sistematização da formação de monitores de ensino fundamentada na educação médica baseada em competências. Intern J Educ H [Internet]. 19º de março de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];8:e5443. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5443

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>