Uma sistematização da formação de monitores de ensino fundamentada na educação médica baseada em competências
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5443Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Educação Médica, MonitoriaResumo
INTRODUÇÃO: O monitor é um agente do processo de ensino-aprendizagem na educação do nível superior do Brasil. Programas de monitorias de ensino podem impactar o aprendizado do próprio monitor, o aprendizado dos alunos monitorados e a qualidade da prática docente. No entanto, são escassas as publicações sobre o tema, havendo uma carência de evidências que indiquem os melhores caminhos para que uma monitoria possa atingir o seu potencial. OBJETIVOS: Relatar a experiência de planejamento e elaboração de uma sistematização de formação de monitores acadêmicos tendo como referencial os princípios da educação médica baseada em competências. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A formação de monitores foi estruturada em três passos: 1) Identificação e definição das competências almejadas; 2) Seleção de atividades e metodologias; 3) Avaliação. Para o 1º passo, foram elencadas competências técnico-profissionalizantes e competências para o século XXI. Para o 2º passo, foram priorizadas a participação ativa e a colaboração entre pares. Para o 3° passo, foram planejados e realizados momentos de escuta ativa, priorizando a metacognição e a autorregulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sistematização de uma formação baseada em competências tem o potencial de facilitar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes pelo monitor acadêmico e, consequentemente, de trazer benefícios a toda a estrutura do ensino superior. Estudos investigativos futuros são necessários para avaliar a dimensão desse impacto.
Downloads
Referências
(1) Presidência da República (Brasil). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Internet]. Diário Oficial da União. 1996 dez. 23. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm
(2) Nascimento JT, Cardoso LTS, Araújo LCN, Oliveira VVN, Silva ES, Silva PJTG, et al Monitorship as a teaching initiation space. REAS. 2021;13(2):e5577. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5577.2021
(3) Abreu TO, Spindola T, Pimentel MRAR, Xavier ML, Clos AC, Barros AS. Academic monitoring in the perception of undergraduate nursing students. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014;22(4):507-12. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/15368
(4) Frison LMB. Monitorship: a teaching modality that enhances collaborative and self-regulated learning. Pro-Posições. 2016;27(1):133-53. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607908
(5) Vicenzi CB, Conto F, Flores ME, Rovani G, Ferraz SCC, Marostega MG. The role of the monitor in the process of academic training. Rev Ciênc Ext [Internet]. 2016;12(3):88-94. Available from: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257
(6) Silveira E, Sales F. The Importance of Monitoring Program in teaching Librarianship from the Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: Rev Ci Inf Doc. 2016;7(1):131-49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149
(7) Natário EG, Santos AAA. Monitor program for university education. Estud Psicol. 2010;27(3):355-64. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300007
(8) Frank JR, Snell LS, Cate OT, Holmboe ES, Carraccio C, Swing SR, et al. Competency-based medical education: theory to practice. Med Teach. 2010;32(8):638-45. https://doi.org/10.3109/0142159x.2010.501190
(9) Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência a Cultura. Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI [Internet]. Brasília: UNESCO; 2010. 41 p. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por
(10) Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014 (Brasil). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. [Internet]. Diário Oficial da União. 2014 jun. 23. Available from: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao
(11) Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência a Cultura. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI [Internet]. Brasília: UNESCO; 2015. 44 p. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311
(12) Partnership for 21st Century Learning. P21 Framework Definitions [Internet]. 2009. Available from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED519462.pdf
(13) Battelle for Kids, Partnership for 21st Century Learning. Framework for 21st Century Learning Definitions [Internet]. 2019. Available from: https://static.battelleforkids.org/documents/p21/P21_Framework_DefinitionsBFK.pdf
(14) Bakay ME. 21st Century Skills for Higher Education Students in EU Countries: Perception of Academicians and HR Managers. Int Educ Stud. 2022;15(2):14-24. http://dx.doi.org/10.5539/ies.v15n2p14
(15) Sá MJ, Serpa S. Higher Education as a Promoter of Soft Skills in a Sustainable Society 5.0. Journal of Curriculum and Teaching. 2022;11(4). http://dx.doi.org/10.5430/jct.v11n4p1
Supplementary References
(SR1) Aronson E. Building Empathy, Compassion, and Achievement in the Jigsaw Classroom. In: Aronson J, editor. Improving Academic Achievement. Impact of Psychological Factors on Education. Elsevier; 2002. p. 209-25. https://doi.org/10.1016/B978-012064455-1/50013-0
(SR2) Rasmussen A, Lewis M, White J. The application of wiki technology in medical education. Med Teach. 2013;35(2):109-14. https://doi.org/10.3109/0142159x.2012.733838
(SR3) Osman M, Eacott B, Willson S. Arts-based interventions in healthcare education. Med Humanit. 2018;44(1):28-33. https://doi.org/10.1136/medhum-2017-011233
(SR4) Belay HT, Ruairc BO, Guérandel A. Workshops: An important element in medical education. BJPsych Advances. 2019;25(1):7-13. https://doi.org/10.1192/bja.2018.41
(SR5) Zeng HL, Chen DX, Li Q, Wang XY. Effects of seminar teaching method versus lecture-based learning in medical education: A meta-analysis of randomized controlled trials. Med Teach. 2020;42(12):1343-49. https://doi.org/10.1080/0142159x.2020.1805100
(SR6) Crouch CH, Mazur E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. Am J Phys. 2001;69(9):970-7. https://doi.org/10.1119/1.1374249
(SR7) Cate O, Durning S. Peer teaching in medical education: twelve reasons to move from theory to practice. Med Teach. 2007;29(6):591-9. https://doi.org/10.1080/01421590701606799
(SR8) Berrett D. How 'flipping' the classroom can improve the traditional lecture [Internet]. The Chronicle of Higher Education. 2012 feb. 19. Available from: https://commons.marymount.edu/instructingonline/wp-content/uploads/sites/135/2013/07/Flipping-The-Chronicle.pdf
(SR9) Chowdhury TA, Khan H, Druce MR, Drake WM, Rajakariar R, Thuraisingham R, et al. Flipped learning: Turning medical education upside down. Future Healthc J. 2019;6(3):192-5. https://doi.org/10.7861/fhj.2018-0017
(SR10) Graafland M, Schraagen JM, Schijven MP. Systematic review of serious games for medical education and surgical skills training. Br J Surg. 2012;99(10):1322-30. https://doi.org/10.1002/bjs.8819
(SR11) Gorbanev I, Agudelo-Londoño S, González RA, Cortes A, Pomares A, Delgadillo V, et al. A systematic review of serious games in medical education: quality of evidence and pedagogical strategy. Med Educ Online. 2018;23(1):1438718. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1438718
(SR12) Ismail MAA, Mohammad JAM. Kahoot: A promising tool for formative assessment in medical education. Educ Med J. 2017;9(2):19-26. https://doi.org/10.21315/eimj2017.9.2.2
(SR13) Kokotsaki D, Menzies V, Wiggins A. Project-based learning: A review of the literature. Improv Sch. 2016;19(3):267-77. https://doi.org/10.1177/1365480216659733
(SR14) Chen CH, Yang YC. Revisiting the effects of project-based learning on student’s academic achievement: A meta-analysis investigating moderators. Educ Res Rev. 2019;26:71-81. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.11.001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Livia Souza Pugliese, Adriana Pedrosa Moura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/80x15.png)