Relato de experiência no ensino de Farmácia Clínica: aplicação de metodologias ativas durante e pós pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6244Palavras-chave:
Educação em Farmácia, Metodologias Ativas de Ensino, Pandemia de Covid-19Resumo
INTRODUÇÃO: A formação de farmacêuticos é essencial para os sistemas de saúde, e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) destacam a necessidade de integrar teoria e prática. Metodologias ativas, como PBL, TBL, simulações e gamificação, favorecem o desenvolvimento do raciocínio clínico e das habilidades práticas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo que relata a experiência de estudantes de pós-graduação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na aplicação de metodologias ativas em Farmácia Clínica, durante o ensino remoto (pandemia) e presencial (pós-pandemia). Os dados foram coletados por observações e análises dos estudantes. RESULTADOS: O ensino remoto apresentou desafios na interação entre alunos, avaliação de habilidades práticas e uso de tecnologia. Metodologias ativas promoveram engajamento e desenvolvimento pedagógico. No período pós-pandemia, atividades presenciais permitiram simulações práticas, exercícios do método clínico e uso de ferramentas inovadoras, como vídeos curtos, melhorando o desempenho dos alunos e integrando teoria e prática. CONCLUSÃO: A pandemia acelerou a adoção de metodologias ativas, evidenciando a importância de combinar ferramentas digitais com o treinamento prático.
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