PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Marília Pacheco Souza Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sabrina Meira Araújo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Mavy Batista Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Glicia Gleide Gonçalves Gama Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i1.1164

Palavras-chave:

perfil epidemiológico, insuficiência cardíaca, idoso

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil sociodemográfico e os fatores de risco mais frequentes em idosos com Insuficiência Cardíaca de uma unidade de terapia intensiva, através de um estudo retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado em um hospital púbico de Salvador/BA. Materiais e Métodos: Os dados foram coletados através de consulta em prontuários dos indivíduos internados no ano de 2015, acima dos 60 anos, que passaram 24 horas ou mais na unidade. Resultados: Após dois meses de avaliação, obteve-se uma amostra de 35 prontuários de idosos portadores de IC. Os resultados revelam que a maioria dos idosos são do sexo masculino (62,9%), faixa etária de 65 a 69 anos (37,1%), raça/cor parda (45,7%), e ensino fundamental incompleto (37,1%). Os fatores de risco mais frequentes foram hipertensão arterial sistêmica (77,1%) e diabetes (34,2%). Conclusão: A caracterização do perfil epidemiológico é fundamental para se propor práticas de cuidar efetivas e garantir um controle efetivo da doença.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Pacheco Souza, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Marília Pacheco Souza. Discente do curso de Enfermagem. Salvador, Bahia,Brasil.mariliasouza13.1@bahiana.edu.br

  • Sabrina Meira Araújo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Sabrina Meira Araújo. Discente do curso de Enfermagem. Salvador, Bahia,Brasil. sabrinameirameira@hotmail.com
  • Mavy Batista Dourado, Universidade Federal da Bahia
    Mavy Batista Dourado, possui graduação em Enfermagem, Especialização sob a forma de Residência em Atenção a Saúde da Pessoa Idosa, Mestra em Enfermagem Gênero, Cuidado e Saúde. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Glicia Gleide Gonçalves Gama, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Glicia Gleide Gonçalves Gama, Possui graduação em Enfermagem, Mestrado em Enfermagem, e Doutourado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, no momento é Professora Assistente II na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Enfermeira da CEPE/HUPES na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

24.04.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Souza MP, Araújo SM, Dourado MB, Gama GGG. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Rev Enf Contemp [Internet]. 24º de abril de 2017 [citado 19º de julho de 2024];6(1):42-8. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1164

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)