ACIDENTES DE TRABALHO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Queila Borges de Oliveira
  • Rafaela Sousa dos Santos
  • Cristiane Magali Freitas dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v2i1.199

Palavras-chave:

Acidentes de trabalho, Riscos ocupacionais, Equipe de enfermagem

Resumo

O trabalho representa não somente uma fonte de renda, mas, uma possibilidade de acesso a saúde, qualidade de vida, realização pessoal e projeção social. O que se observa, porém, em uma sociedade capitalista é a expropriação da subjetividade do trabalhador, que ao submeter-se a um modelo produtivo servil e altamente competitivo, se distancia da conduta crítica-reflexiva capaz de identificar o sofrimento e adoecimento vinculado à ocupação e projetar as lutas por condições dignas de trabalho. Nesta perspectiva se inserem os trabalhadores de enfermagem que organizam e executam suas atividades desconhecendo, muitas vezes, a ocorrência destes riscos potencialmente causadores de acidentes ocupacionais, adoecimento e até mesmo a morte. Este estudo objetiva identificar as principais ocorrências de acidentes de trabalho na equipe de enfermagem a partir de uma revisão bibliográfica. Do material selecionado para análise emergiu quatro categorias analíticas, a saber: o acidente de trabalho na enfermagem; riscos ocupacionais no processo de trabalho da enfermagem; perfil do acidente de trabalho na categoria de enfermagem e ações preventivas em saúde do trabalhador. O acervo literário traduz uma visão reducionista acerca dos acidentes de trabalho na enfermagem, já enfatizam prioritariamente a exposição ao risco biológico em detrimento dos demais riscos ocupacionais presentes, o que caracteriza uma desapropriação acerca da diversidade de agravos à saúde nesta área de atuação. Verifica-se que em face à exposição ocupacional aos diversos tipos de riscos, reconhecê-los se torna imprescindível na criação de medidas de controle e proteção, assegurando a promoção da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Queila Borges de Oliveira

    Graduanda de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Rafaela Sousa dos Santos
    Graduanda de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Cristiane Magali Freitas dos Santos
    Msc em Administração de Serviços de Cuidados em Saúde; Coordenadora da pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e Docente na graduação de enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Coordenadora da equipe de enfermagem Offshore contrato Petrobras.

Downloads

Publicado

15.08.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Borges de Oliveira Q, Sousa dos Santos R, Freitas dos Santos CM. ACIDENTES DE TRABALHO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Rev Enf Contemp [Internet]. 15º de agosto de 2013 [citado 30º de maio de 2024];2(1). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/199

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>