Adesão à higienização das mãos dos profissionais da saúde em unidade de terapia intensiva neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3094

Palavras-chave:

Equipe multiprofissional. Higiene das mãos. Infecção hospitalar. Profissionais de saúde. Unidade de terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a adesão dos profissionais de saúde quanto à higienização das mãos em um serviço de Terapia Intensiva Neonatal. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa seccional, realizada por meio de um checklist utilizado pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares para verificar a adesão das equipes multidisciplinares à higienização das mãos.  A coleta ocorreu na unidade de Terapia Intensiva Neonatal, em todos os turnos de trabalho. Foram contabilizadas 1096 observações, analisadas sob estatística descritiva. RESULTADOS: A taxa de adesão foi de 55,4%, destas 83% com água e sabão e 17% por fricção com álcool. O momento de maior adesão com água e sabão foi antes e após o contato com o paciente; e a ação com álcool, antes do contato com o paciente. Os fonoaudiólogos obtiveram a taxa mais elevada de higienização das mãos (93,7%). CONCLUSÃO: Verificou-se baixa taxa de adesão pelos profissionais de saúde à HM, exceto os fonoaudiólogos, especialmente após risco de exposição a fluídos corporais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kátia dos Santos Contreiro, Faculdade Integrada de Santa Maria
    Enfermeira. Egressa da Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Andrea Moreira Arrué, Universidade Federal do Paraná
    Enfermeira. Doutora em Epidemiologia pela FIOCRUZ, pós-doutoranda pela Universidade Federal do Paraná(UFPR)
  • Diúlia Calegari de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
  • Danieli Bandeira, Universidade Federal de Santa Maria
    Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

21.12.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Contreiro K dos S, Jantsch LB, Arrué AM, Oliveira DC de, Bandeira D. Adesão à higienização das mãos dos profissionais da saúde em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev Enf Contemp [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];10(1):25-32. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3094

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 > >>