Programa 5S: experiência de implantação em um serviço de farmácia hospitalar em Campinas, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4641Palavras-chave:
Serviço de Farmácia Hospitalar, Administração de Serviços de Saúde, Gestão da Qualidade TotalResumo
OBJETIVO: Descrever como o Programa 5S foi implementado em um serviço de farmácia hospitalar no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Consiste em um relato de experiência do aprimoramento da gestão da qualidade total em um serviço de farmácia hospitalar. Após aprofundamento teórico e treinamento, um grupo de colaboradores realizou a análise situacional do serviço e elaborou um plano de tarefas, com prazos e metas, de acordo com os fundamentos do Programa 5S. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Em relação ao espaço, foram proporcionados ambientes mais limpos e organizados, com identificação e otimização dos espaços de trabalho. Houve redução do desperdício e melhor controle dos estoques, desde a identificação até o armazenamento em condições adequadas. Entre os colaboradores, a implementação do Programa 5S desencadeou motivação profissional, melhoria da relação hierárquica e desenvolvimento do senso de liderança, colaboração e trabalho em equipe, além de fortalecer o vínculo com o serviço e promover uma gestão colaborativa. Além disso, o programa 5S favoreceu a identificação e o armazenamento de medicamentos e insumos, contribuindo com a uniformização das atividades de manipulação farmacêutica, dispensação e segurança dos pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação do Programa 5S modificou positivamente o processo de trabalho no serviço de farmácia hospitalar.
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