Programa 5S: experiência de implantação em um serviço de farmácia hospitalar em Campinas, São Paulo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4641

Palavras-chave:

Serviço de Farmácia Hospitalar, Administração de Serviços de Saúde, Gestão da Qualidade Total

Resumo

OBJETIVO: Descrever como o Programa 5S foi implementado em um serviço de farmácia hospitalar no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Consiste em um relato de experiência do aprimoramento da gestão da qualidade total em um serviço de farmácia hospitalar. Após aprofundamento teórico e treinamento, um grupo de colaboradores realizou a análise situacional do serviço e elaborou um plano de tarefas, com prazos e metas, de acordo com os fundamentos do Programa 5S. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Em relação ao espaço, foram proporcionados ambientes mais limpos e organizados, com identificação e otimização dos espaços de trabalho. Houve redução do desperdício e melhor controle dos estoques, desde a identificação até o armazenamento em condições adequadas. Entre os colaboradores, a implementação do Programa 5S desencadeou motivação profissional, melhoria da relação hierárquica e desenvolvimento do senso de liderança, colaboração e trabalho em equipe, além de fortalecer o vínculo com o serviço e promover uma gestão colaborativa. Além disso, o programa 5S favoreceu a identificação e o armazenamento de medicamentos e insumos, contribuindo com a uniformização das atividades de manipulação farmacêutica, dispensação e segurança dos pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação do Programa 5S modificou positivamente o processo de trabalho no serviço de farmácia hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Camargo W. Controle de Qualidade Total [Internet]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná; 2011. Available from: http://ead.ifap.edu.br/netsys/public/livros/LIVROS%20SEGURAN%C3%87A%20DO%20TRABALHO/M%C3%B3dulo%20I/Livro%20Controle%20da%20Qualidade%20Total.pdf

(2) Ribeiro H. Você sabe o que é 5S (ou pensa que sabe)? São Caetano do Sul: PDCA Editora; 2015.

(3) Silva RP, Chelles PC. Melhorando a ambiência de uma Unidade Básica de Saúde através do Programa “5S”. Revista Ciência e Desenvolvimento [Internet]. 2017;10(3):451-464. Available from: https://scholar.archive.org/work/qheecrrlmbe5xdcmsjya54z75e/access/wayback/http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/download/686/356

(4) Godoi MLF, Oliveira CH, Neves SM, Ramos MD, Carvalho HD. Analysis of 5S program application in the hemodialysis sector in an east center of Minas Gerais hospital. Journal of Lean Systems [Internet]. 2021;6(1):1-18. Available from: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/lean/article/view/3548

(5) Rebello MAFR. Implantation of a quality program 5S in the library of the São Paulo University Hospital. Rev. Dig. Bibliotecon. Cienc. Inf. 2005;3(2):165-182. https://doi.org/10.20396/rdbci.v3i1.2059

(6) Pertence PP, Melleiro MM. The implementation of a quality management tool at a University Hospital. Rev. Esc. Enferm. USP. 2010;44(4):1024-31. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400024

(7) Alves ABSL, Lombardo YLD, Bespalhok BT, Lahm JV, Matos FGOA, Tonini NS, et al. Implementation of the 5s program in a teaching hospital unit. Braz J of Develop. 2020;6(10):82148–82157. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-591

(8) Flug JA, Stellmaker JA, Sharpe Jr RE , Jokerst CE, Tollefson CD, Bowman AW, et al. Kaizen process improvement in radiology: primer for creating a culture of continuous quality improvement. Radiographics. 2022;42(3):919-928. https://doi.org/10.1148/rg.210086

(9) Goyal S, Law E. An introduction to Kaizen in health care. Br J Hosp Med (London). 2019;80(3):168-169. https://doi.org/10.12968/hmed.2019.80.3.168

(10) American College of Clinical Pharmacy. The definition of clinical pharmacy. Pharmacotherapy. 2008;28(6):816-817. https://doi.org/10.1592/phco.28.6.816

(11) Ivama AM, Noblat L, Castro MS, Oliveira NVBV, Jaramillo NM, Rech N, organizadores. Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta [Internet]. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2002. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PropostaConsensoAtenfar.pdf

(12) Kerschner TVK, Silva CB, Santos VCF, Ferreira GE. Propositions of coordinating nurses for the implementation of the 5S Program in the Primary Health Care. Rev. Eletr. Enferm. 2020;22:57943. https://doi.org/10.5216/ree.v22.57943

(13) Arndt ELC, Dias AK, Pereira RA, Couto GBF, Markus GWS. Olhar do auditor hospitalar na qualidade do atendimento a saúde através do Programa 5S. Revista Extensão [Internet]. 2021;5(2):53-60. Available from: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4567

(14) Ishijima H, Nishikido K, Teshima M, Nishikawa S, Gawad EA. Introducing the "5S-KAIZEN-TQM" approach into public hospitals in Egypt. Int J Health Care Qual Assur. 2019;33(1):89-109. https://doi.org/10.1108/ijhcqa-06-2018-0143

(15) Nana WF, Drabo MK, Capo Chichi J, Agueh V. Implementation of the 5S quality control management scheme to the Ouidah hospital zone in Benin. Rev Epidemiol Sante Publique. 2015;63(1):29-34. https://doi.org/10.1016/j.respe.2014.10.006

(16) Bialas C, Revanoglou A, Manthou V. Improving hospital pharmacy inventory management using data segmentation. Am J Health Syst Pharm. 2020;77(5):371-377. https://doi.org/10.1093/ajhp/zxz264

(17) Chatain C, Aussedat M, Leboucher G, Lalande L. Reorganization of clinical trial activity in a hospital pharmacy: Contribution of Lean management. Ann Pharm Fr. 2020;78(1):87-95. https://doi.org/10.1016/j.pharma.2019.10.005

(18) Carneiro JM, Jesus LO, Silva CS, Santiago AS, Santos AAL, Marques PF. Nursing discharge plan in hospitals: an experience report. R. pesq. cuid. fundam. online. 2020;12:1045-49. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7495

(19) Kamiya Y, Ishijma H, Hagiwara A, Takahashi S, Ngonyani HAM, Samky E. Evaluating the impact of continuous quality improvement methods at hospitals in Tanzania: a cluster-randomized trial. Int J Qual Health Care. 2017;29(1):32-39. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzw128

(20) Fernandes HMLG, Jesus MVN, Silva D, Guirardello EB. Lean Healthcare in the institutional, professional and patient perspective: an integrative review. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190340. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190340

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Kameo, S. Y., Yoshida, L. S. da C., Giovini, A. A. de B., Zanetti, A. A. da C., & Lima, R. B. (2022). Programa 5S: experiência de implantação em um serviço de farmácia hospitalar em Campinas, São Paulo, Brasil. Revista Enfermagem Contemporânea, 11, e4641. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4641

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)