Vivências e sentimentos de enfermeiros(as) que trabalham na linha de frente do COVID-19: um estudo documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2023e4864

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Assistência de Enfermagem, Emoções, Equilíbrio Trabalho-Vida

Resumo

OBJETIVO: Analisar relatos de vivências e sentimentos de enfermeiros(as) que trabalham na linha de frente da COVID-19. MÉTODO: Estudo documental descritivo com abordagem qualitativa. Foram utilizados dados secundários extraídos de 20 entrevistas veiculadas na mídia online, durante o período da COVID-19. Os dados foram tratados utilizando-se da análise de conteúdo e categorizados por temas. RESULTADOS: A primeira categoria, “vivências expressas por enfermeiros(as) que trabalham na linha de frente da COVID-19”, é apresentada em três subcategorias: “enfrentando desafios e mudanças na vida profissional”, “mudando a rotina na vida pessoal” e “tendo que adquirir novos conhecimentos e treinamentos no processo de trabalho”. A segunda categoria, “sentimentos revelados por enfermeiros (as) que trabalham na linha de frente da COVID-19”, foi subdividida em duas subcategorias: “sentimentos relacionados ao outro” e “sentimentos relacionados a si próprio”. Com relação aos sentimentos pelo outro, foram relatados: preocupação, angústia, empatia e solidariedade. Quanto aos sentimentos por si próprio, a maioria deles foram negativos, como medo, angústia tristeza, solidão e impotência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os profissionais de saúde vivenciaram diversos desafios referentes às mudanças na vida profissional e pessoal, como sobrecarga de trabalho, necessidade de capacitação, isolamento da família, e ainda sentimentos negativos tais como medo, solidão, angústia, ansiedade, tristeza, preocupação de contaminar-se e contaminar a família.

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Publicado

17.07.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vivências e sentimentos de enfermeiros(as) que trabalham na linha de frente do COVID-19: um estudo documental. (2023). Revista Enfermagem Contemporânea, 12, e4864. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2023e4864

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