Características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem em formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3892

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem. , Educação superior. , Estudantes de Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: Descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre sua formação profissional. MÉTODO: Estudo descritivo, quantitativo, realizado com 197 estudantes do curso de graduação em enfermagem, matriculados em todos os períodos do curso.  Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado autopreenchido e aplicado no período de maio a agosto de 2017. RESULTADOS: Evidenciou-se entre os estudantes de enfermagem o predomínio do sexo feminino (82,2%), solteiros (76,1%), com inserção no mercado de trabalho formal (49,7%), possuem filhos (44,7%), residem distantes da unidade de ensino (69%), utilizam transporte coletivo para deslocar para a IES (82,7%) e faz uso da internet como principal recurso para os estudos (91,4%). Entre as áreas de atuação almejadas durante a formação, tem-se a de assistência e da enfermagem obstétrica.  CONCLUSÃO: Verificou-se possíveis contribuições à estruturação do projeto pedagógico do curso, uma vez que o estudo traz elementos que caracterizam o perfil e algumas demandas acadêmicas dos estudantes que frequentam o curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Resolução CNE/CES 3/2001, de 7 de novembro de 2001 (Brazil). Institui Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem. [Internet]. 2001 Nov 7 [cited 2016 Oct 10]. Available from: http: //portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes Neto FRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapping nursing training in Brazil: challenges for actions in complex and globalized scenarios. Ciênc. saúde coletiva. 2020;25(1):25-35. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27672019

Magnago C, Pierantoni CR. Nursing training and their approximation to the assumptions of the National Curriculum Guidelines and Primary Health Care. Ciênc. saúde coletiva. 2020;25(1):15-24. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28372019.

Marques LMNS. Active methodologies as strategies to develop education in values in nursing graduation. Esc Anna Nery. 2018;22(3):1-6. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0023

Makuch DMV, Zagonel IPS. Pedagogical approach in the implementation of curriculum programs in nurse training. Esc Anna Nery. 2017;21(4):e20170025. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0025

Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Sociodemographic and academic profile of nursing students from four Brazilian institutions. Rev Gaúcha Enferm. 2015;36(1):77-83. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.01.48836

Ximenes Neto FRG, Muniz CFF, Dias LJLF, Santos FD, Silva MAM, Oliveira EN. Sociodemographic profile of undergraduate nursing students of the State University Vale do Acaraú (UVA). Enferm Foco. 2017; 8(3):75-9. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.1532

Colenci R, Berti HW. Professional development and entering the labor market: the perceptions of nursing graduates. Rev esc enferm USP. 2012;46(1):158 -66. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022

Leonello NM, Vieira MPM, Duarte TCR. Competencies for educational actions of Family Health Strategy nurses. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):1072-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0390

Siqueira MCG, Leopardi MT. THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN TRAINING NHS WORKERS: REFLECTIONS FROM THE EXPERIENCE OF ETSUS. Trab educ saúde. 2016;14(1):114-36. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00094

Amaral APS, Boery RNSO, Vilela ABA, Sena ELS. Active methodologies:experience report of participationin a specialization course in the Health area. Rev Docência Ens Sup. 2021;11:1-20. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24129

Costa LS, Formoso GA Social representations of undergraduates about the education through work for health program. Rev Bras Enferm. 2018;71(2):244-51. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0168

Prefeitura Municipal de Salvador (Brazil), Secretaria da Saúde. Plano Municipal de Saúde 2018 – 2021 [Internet]. Salvador: Prefeitura de Salvador; 2018. Available from: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/secretaria/informativos-e-documentacoes/

Nascimento PN, Barbosa MCL. Graduates' Perspectives of the Nursing Labor Market. Id on Line Rev Psic [Internet]. 2017;11(35). Available from: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730/0

Machado MH, Koster I, Aguiar Filho W, Wermelinger MCMW, Freire NP, Pereira EJ. Labor market and regulatory processes – Nursing in Brazil. 2020;25(1):101-12. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27552019

Oliveira ISA, Pires DEP, Alvarez AM, Medeiros SM, Andrade SR. Trends in the job market of nurses in the view of managers. Rev Bras Enferm. 2018;71(1):148-55. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0103

Arcêncio RA. Nursing as the profession of the future and the foundation of universal health systems. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26:e3063. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0000.3063

Publicado

20.09.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Saho M, Lomanto GA, Salviano IC de B, Reis ES, dos Anjos KF, Santa Rosa D de O. Características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem em formação profissional. Rev Enf Contemp [Internet]. 20º de setembro de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];10(2):280-8. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3892

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >>