A PERCEPÇÃO DO SURDO SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.912Palavras-chave:
LIBRAS, Atendimento, Comunicação, SurdezResumo
Os objetivos desse estudo foram identificar os métodos de comunicação utilizados para atendimento aos Surdos nos serviços de saúde, investigar como se estabelece o vínculo entre os Surdos e os profissionais da saúde e verificar as percepções dos Surdos quanto ao acolhimento existente nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, em que participaram 26 pessoas Surdas, as quais foram entrevistadas usando-se LIBRAS. As interações foram transcritas em um questionário, mantendo-se a construção gramatical característica das expressões dessas pessoas. Resultados e discussão: O Surdo não tem alcançado uma comunicação efetiva Durante o atendimento de saúde, no qual experimenta sentimentos negativos. Os relatos dos participantes do estudo salientaram dificuldades para um atendimento de saúde devidamente correto e qualificado, como: ausência e bloqueio de comunicação, um dos grandes obstáculos que prejudica um possível vínculo entre profissionais de saúde e os Surdos, e que consequentemente comprometem o atendimento, a necessidade de intermediação pelo acompanhante. Relataram também o desejo de haver um profissional interprete e o despreparo dos profissionais que os atendem. Considerações finais: Se faz necessário que os profissionais utilizem de aspectos supras segmentais para que os Surdos possam ter um suporte no atendimento, portanto sugere-se a necessidade de implantar LIBRAS como disciplina curricular, não sendo optativa, mas obrigatória em todos os cursos de graduação da área de saúde. Diante de relatos verídicos evidenciou-se que os profissionais de saúde estão despreparados para o atendimento de pacientes Surdos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
26.08.2016
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
1.
Pires HF, Tigre Almeida MAP. A PERCEPÇÃO DO SURDO SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Rev Enf Contemp [Internet]. 26º de agosto de 2016 [citado 24º de novembro de 2024];5(1). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/912