FISIOPATOLOGIA DA HIPOTENSÃO POSTURAL E INTOLERÂNCIA ORTOSTÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1225

Palavras-chave:

Hipotensão Ortostática, Síncope Vasovagal, Seio Carotídeo, Intolerância Ortostática.

Resumo

Introdução: Fenômenos de hipotensão postural e intolerância ortostática resultam de situações que envolvem hipofluxo cerebral transitório, sendo normalmente relacionadas a uma condição benigna e passível de tratamento, seja ele farmacológico ou não.  Objetivo: Discorrer sobre os aspectos fisiopatológicos envolvidos nos episódios de perda de consciência relacionados ao sistema cardiovascular. Metodologia: Foi desenvolvida uma revisão de literatura contendo artigos em língua inglesa e portuguesa e capítulos de livros que abordassem aspectos fisiopatológicos na hipotensão postural ou na intolerância ortostática. Resultados/Discussão: Nota-se que os casos benignos de síncope associados ao sistema cardiovascular, principalmente os recorrentes, possuem fisiopatologia complexa, sendo necessária a compreensão dos mecanismos envolvidos nos episódios de perda de consciência para que assim desenvolvam-se melhores maneiras, farmacológicas ou não, de se abordar os doentes envolvidos. Situações com desregulação autonômica estão invariavelmente presentes na gênese dos episódios sincopais. Considerações finais: A fisiopatologia relacionada nos episódios de perda de consciência associados ao sistema cardiovascular envolve fatores como doenças preexistentes, uso de fármacos, envelhecimento, intensidade do exercício e outros, que devem ser considerados pelo profissional de saúde envolvido no processo de assistência a essa população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giulliano Gardenghi, Hospital ENCORE - coordenador científico

    Fisioterapeuta; Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Fisiologista do Hospital do Coração Anis Rassi/GO; Coordenador Científico do Serviço de Fisioterapia do Hospital ENCORE/GO; Coordenador Científico do Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada/GO; Coordenador do Serviço de Fisioterapia (Lifecare) Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO/GO; Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Instituto Goiano de Pediatria - IGOPE/GO e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão/SP – Brasil.

  • Luciana Fernandes Balestra, Hospital do Coração Anis Rassi - Goiânia/GO

    Médica; Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e médica arritmologista clínica do Hospital do Coração Anis Rassi de Goiânia/GO.

Downloads

Publicado

21.02.2017

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

FISIOPATOLOGIA DA HIPOTENSÃO POSTURAL E INTOLERÂNCIA ORTOSTÁTICA. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(1), 115-124. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1225

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>