CRIOLIPÓLISE: APLICABILIDADE CLÍNICA E PERSPECTIVAS DA TERAPÊUTICA NA ADIPOSIDADE LOCALIZADA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Rebeca Caroline de Souza Santos Ferreira
  • Alena Peixoto Medrado Instituto de Ciências da Saúde Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1229

Palavras-chave:

Adipócitos, Adiposidade, Lipólise

Resumo

Introdução: A criolipólise, apesar de ser um tratamento estético recentemente descrito na literatura, é uma opção terapêutica queapresenta fundamentos teóricos e práticos cujos resultados na redução da gordura localizada indicam serem positivos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para relatar a aplicabilidade clínica da criolipólise e documentar a sua eficácia em pacientes com adiposidade localizada, no âmbito da Fisioterapia Dermatofuncional. Metodologia: Foram selecionados artigos científicos classificados como ensaios clínicos randomizados ou não nas bases de dados PubMed e Bireme entre os períodos de 2010 a 2016. A pesquisa foi conduzida conforme a metodologia PRISMA. Os manuscritos incluídos foram analisados qualitativamente segundo a escala JADAD e revisados por dois avaliadores independentes. Resultados: Dos 210 artigos identificados nas bases de dados, 9 manuscritos foram incluídos para análise, com amostra total de 234 indivíduos com adiposidade localizada. O nível dequalidade dos estudos foi 2,1. Diferentes áreas anatômicas foram avaliadas nos estudos compilados com ênfase para coxas, flancos, braços e abdômen. Observou-se também, um grau de satisfação alto por parte dos participantes.Conclusão: Concluiu-se que, o nível de qualidade dos ensaios clínicos existentes na literatura foi considerado baixo, a despeito do fato de serem publicados em periódicos de alto impacto. A randomização da amostra representou o ponto crítico para a maioria dos manuscritos. Sugere-se a realização de mais ensaios clínicos randomizados para o embasamento teórico e prático da técnica de criolipólise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rebeca Caroline de Souza Santos Ferreira
    Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia- UFBA, Salvador-Ba, Brasil
  • Alena Peixoto Medrado, Instituto de Ciências da Saúde Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Patologia Humana, Professora adjunta do Departamento de Biointeração do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Salvador-Ba, Brasil.

Downloads

Publicado

21.02.2017

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

CRIOLIPÓLISE: APLICABILIDADE CLÍNICA E PERSPECTIVAS DA TERAPÊUTICA NA ADIPOSIDADE LOCALIZADA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(1), 94-102. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1229