PERCEPÇÃO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES SOBRE A ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE

Autores

  • Vanessa Patrícia Soares de Sousa
  • Rejane da Silva Nunes
  • Denise Maria de Lima e Silva
  • Elizabel de Souza Ramalho Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1261

Palavras-chave:

Gravidez, Educação em Saúde, Fisioterapia

Resumo

Introdução: O ciclo gravídico-puerperal é um momento muito particular da mulher e pode ser vivenciado de diferentes formas por ela e seu companheiro. A prática da multidisciplinaridade na assistência ao casal grávido é recomendada pelo Ministério da Saúde, visando garantir-lhes o respeito às suas escolhas e decisões. Objetivo: Analisar a percepção de mulheres grávidas, participantes de um curso preparatório para gestação, parto e pós-parto (CPGPP), sobre a abordagem multidisciplinar utilizada durante o curso. Materiais e métodos: Participaram do estudo 9 casais. Foram usados dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos pesquisadores: a Ficha de Avaliação Clínica e Obstétrica e o questionário sobre a percepção do casal em relação a abordagem multidisciplinar adotada no CPGPP. O tratamento qualitativo dos dados foi realizado por meio da análise de discurso. Resultados: O principal resultado mostrou que a abordagem multidisciplinar utilizada no curso é importante, na percepção do casal, pois amplia a assistência à mulher grávida, ultrapassando os limites restritos da abordagem médica. Além disso, as informações compartilhadas são úteis para o gerenciamento das modificações relacionadas à gravidez, bem como aos cuidados com o recém-nascido e fortalecimento do vínculo entre o casal. Conclusão: A prática multidisciplinar de Educação em Saúde é relevante, na percepção dos participantes de grupos educativos, já que expande a assistência ao casal grávido. Adicionalmente, os conhecimentos adquiridos proporcionam maior segurança à grávida e ao companheiro para enfrentar a mudanças decorrentes do ciclo gravídico-puerperal.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Patrícia Soares de Sousa
    Mestre em Fisioterapia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Rejane da Silva Nunes
    Graduada em Psicologia. Universidade Potiguar, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Denise Maria de Lima e Silva
    Graduação em Nutrição. Mestranda do Programa de PósGraduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Elizabel de Souza Ramalho Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada do curso de graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

21.02.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PERCEPÇÃO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES SOBRE A ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(1), 79-86. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1261

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>