SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Juliana Barros Ferreira FAINOR/FTC
  • Karollyne Rocha da Silva Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR
  • Karla Cavalcante Silva de Morais FAINOR
  • Andréa Silva Souza Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
  • Cleyara Pereira de Almeida FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1328

Palavras-chave:

Burnout, Docentes, Desgaste Profissional, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivos: Investigar a prevalência da síndrome de Burnout em professores de uma instituição particular, analisar a correlação entre Síndrome de Burnout e indicadores de qualidade de vida, e apresentar suas principais características. Método: Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal e caráter quantitativo, com amostra de 93 indivíduos de ambos os gêneros, composta pelos docentes atuantes de uma instituição de ensino superior. Para a análise descritiva das características da população foram calculadas as médias e desvios padrão das variáveis estudadas. A correlação entre a qualidade de vida, fatores preditores, sinais e sintomas com a síndrome de Burnout foi realizada através do coeficiente de correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi de 1%. Resultados: Dentre os participantes 5.38% evidenciaram a presença da síndrome e 15.91% exposição a mesma. Foi observado ainda que 34,4% apresentam altos níveis de exaustão emocional, 24,7% apresentam níveis altos de despersonalização e 34,4% apresentam baixos níveis de realização profissional. Conclusão: Os profissionais apontaram sinais de exaustão emocional condizentes com a Síndrome de Burnout em níveis altos, vinculados ao somatório das exigências da prática profissional. Os achados deste estudo podem subsidiar programas preventivos do adoecimento mental na prática da docência.

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Biografia do Autor

  • Juliana Barros Ferreira, FAINOR/FTC

    Fisioterapueta, Mestranda em Tecnologias em Saúde/EBMSP

    Docente da Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR e Faculdade de Tecnologia e Ciências.

  • Karollyne Rocha da Silva, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR
    Fisioterapeuta, Graduada pela Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR
  • Karla Cavalcante Silva de Morais, FAINOR
    Fisioterapeuta, Mestre em  Saúde pública ENSP/FIOCRUZ. Docente da FAINOR e Maurício de Nassau. 
  • Andréa Silva Souza, Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
    Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade Independente do Nordeste
  • Cleyara Pereira de Almeida, FAINOR
    Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade Independente do Nordeste

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Publicado

29.05.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(2), 233-243. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1328

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