EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GRÁVIDAS E PUÉRPERAS
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1477Palavras-chave:
gravidez, período pós-parto, atenção primária à saúdeResumo
Introdução: A mulher ao longo da vida passa por inúmeras alterações fisiológicas e psicológicas e, dentre elas, há dois momentos importantes: o período gestacional e o puerpério (pós-parto). Com isso, é de extrema importância a mulher ter, nesses dois momentos, orientação gerais sobre a saúde materno-infantil, para assim, por exemplo, diminuir a morbimortalidade da mãe e do bebê. Objetivo: Verificar e correlacionar os efeitos de uma intervenção de educação em saúde sobre conhecimentos básicos de saúde materno-infantil em gestantes e puérperas. Método: Foi realizado um ensaio clínico de braço único não controlado, ou seja, sem grupo controle, com 64 voluntárias. As voluntárias participaram de encontros nos quais receberam informações sobre a saúde materno-infantil geral, sendo os seguintes temas: períneo, dor lombar, tipos de partos, desenvolvimento neuropsicomotor normal da criança, postura na gestação, Shantala, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis. Ao todo foram 8 encontros, com a presença sazonal das voluntárias, com uma avaliação de múltipla escolha no último encontro. Resultados: Houve uma correlação significativa fraca, quando foi relacionada a presença das voluntárias nas palestras com os números de acertos na avaliação final (p=0,292). Já quando as duas coletas foram comparadas percebeu-se que a maioria dos acertos ocorreu nas mesmas variáveis (tipos de partos, desenvolvimento neuropsicomotor normal, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis). Conclusão: Este estudo proporcionou aumento no conhecimento da saúde materno-infantil em geral. Ocorreu fraca correlação nos efeitos da intervenção de educação em saúde sobre conhecimentos básicos de saúde materno-infantil.