Humanização na formação acadêmica: percepção do estudante de fisioterapia

Autores

  • Karoline Batista UCSAL/UFBA
  • Erika Pedreira
  • Verena Galvão
  • Silvana Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2334

Palavras-chave:

Humanização. Fisioterapia. Graduação.

Resumo

INTRODUÇÃO: A humanização se destaca como um importante aliado no processo de assistência a saúde. Sendo assim, buscando sua efetivação, torna-se fundamental que suas propostas estejam inseridas desde o processo de graduação do fisioterapeuta. OBJETIVOS: conhecer a percepção de estudantes ingressantes e concluintes do curso de fisioterapia sobre a humanização na formação do fisioterapeuta e identificar sua inserção no decorrer do curso de fisioterapia. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: estudo descritivo, comparativo e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa quatorze estudantes de fisioterapia, sendo dez destes acadêmicos concluintes (9º semestre) e quatro ingressantes do curso (1º semestre), que responderam a uma entrevista semi-estruturada que abordou questões referentes a humanização e sua importância.  Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin, e todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes de realizar a entrevista, com a aprovação do Comitê de ética, CAAE: 73475617.1.0000.5628. RESULTADOS: após transcrição das entrevistas e análise rigorosa do discurso, todo o material coletado foi categorizado como: 1. “As diferentes definições da humanização”; 2. “Porta de entrada para o conhecer da temática humanização”, com subcategoria “Vivência da humanização na formação acadêmica” e 3. “A importância da assistência humanizada”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os acadêmicos concluintes do curso de fisioterapia, ainda que apresentem dificuldade de aprofundamento teórico e prático, demonstraram melhor compreensão sobre a temática humanização, quando comparados com os estudantes ingressantes, pois estes possuem pouca familiaridade com a temática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karoline Batista, UCSAL/UFBA
    https://orcid.org/0000-0003-4717-1870
  • Erika Pedreira
    https://orcid.org/0000-0002-5572-0553
  • Verena Galvão
    https://orcid.org/0000-0002-8601-4942
  • Silvana Monteiro
    https://orcid.org/0000-0002-4463908X

Publicado

28.05.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Batista K, Pedreira E, Galvão V, Monteiro S. Humanização na formação acadêmica: percepção do estudante de fisioterapia. Rev Pesq Fisio [Internet]. 28º de maio de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];9(2):219-26. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >>