Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados

Autores

  • Yandra Alves Prestes Discente do 8° Período de Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Marilene dos Santos Souza Graduanda em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.
  • Mayara Souza Pereira Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Rosiane Ervati Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Hércules Lázaro Morais Campos Docente do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil. Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3067

Palavras-chave:

Confiabilidade. Algometria. Dor. Idosos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor passa ser um fator importante quando se estuda a população idosa, pois apresenta um grande impacto nas atividades diárias, aumentando  as comorbidades e a mortalidade,  transformando-se em um sério problema de saúde pública. OBJETIVOS: Avaliar a confiabilidade das medidas intraexaminador e interexaminador de um algômetro digital em mensurar o limiar da dor no quadril de idosos institucionalizados e frágeis. Materiais e Métodos: A amostra foi de forma intencional de acordo com a capacidade cognitiva dos idosos para responderem às avaliações; dois examinadores realizaram a algometria na região do quadril em 17 idosos residentes de uma instituição de longa permanência. RESULTADOS: Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) demonstraram alta confiabilidade do instrumento intra-examinador -  iguais a 0,877 e muito alta interexaminador - iguais a 0,973. CONCLUSÃO: Há confiabilidade no algômetro digital em mensurar o limiar de dor no quadril em idosos de uma instituição de longa permanência.

Downloads

Publicado

21.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Prestes YA, Souza M dos S, Pereira MS, Ervati R, Campos HLM. Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados. Rev Pesq Fisio [Internet]. 21º de agosto de 2020 [citado 19º de fevereiro de 2025];10(3):451-60. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3067

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>