Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados

Autores

  • Yandra Alves Prestes Discente do 8° Período de Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Marilene dos Santos Souza Graduanda em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil.
  • Mayara Souza Pereira Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Rosiane Ervati Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Hércules Lázaro Morais Campos Docente do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari, Amazonas, Brasil. Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3067

Palavras-chave:

Confiabilidade. Algometria. Dor. Idosos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor passa ser um fator importante quando se estuda a população idosa, pois apresenta um grande impacto nas atividades diárias, aumentando  as comorbidades e a mortalidade,  transformando-se em um sério problema de saúde pública. OBJETIVOS: Avaliar a confiabilidade das medidas intraexaminador e interexaminador de um algômetro digital em mensurar o limiar da dor no quadril de idosos institucionalizados e frágeis. Materiais e Métodos: A amostra foi de forma intencional de acordo com a capacidade cognitiva dos idosos para responderem às avaliações; dois examinadores realizaram a algometria na região do quadril em 17 idosos residentes de uma instituição de longa permanência. RESULTADOS: Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) demonstraram alta confiabilidade do instrumento intra-examinador -  iguais a 0,877 e muito alta interexaminador - iguais a 0,973. CONCLUSÃO: Há confiabilidade no algômetro digital em mensurar o limiar de dor no quadril em idosos de uma instituição de longa permanência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

21.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor em idosos institucionalizados. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(3), 451-460. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3067

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>