Parâmetros lineares da marcha de crianças com paralisia cerebral do tipo espástica: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.2992

Palavras-chave:

Paralisia cerebral. Marcha. Distúrbios motores. Fenômenos biomecânicos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral (PC) ocorre devido lesão no sistema nervoso central, resultando em comprometimento funcional e alterações na marcha. OBJETIVO: verificar e descrever as variáveis lineares da marcha de crianças com paralisia cerebral do tipo espástica. MATERIAIS E MÉTODOS: participaram do estudo três crianças com idade entre seis e sete anos com paralisia cerebral do tipo espástica, GMFCS nível I e II, onde foi realizada a identificação do desempenho da função motora grossa por meio do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFSC) com grau 3 e 4 de espasticidade em membros inferiores segundo a Escala Modificada de Ashworth (MAS). Para registro dos parâmetros lineares e organização dos dados foram utilizados o software livre CVMob e o método de análise de movimento MED - Movement Element Decomposition. RESULTADOS: Os valores encontrados para velocidade foram (0,64; 0,58; 0,96 m/s) comprimento do passo (0,34;0,36; 0,36 m) cadência (127; 118; 130 p/min). CONCLUSÃO: Foi verificada a diminuição das variáveis lineares da marcha para velocidade, comprimento do passo e cadência nas três crianças estudas. Apesar da dificuldade em obter amostra maior, os dados sugerem a necessidade de maior controle das variáveis da marcha de crianças com Paralisia cerebral do tipo espástica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Hortência dos Santos Magalhães, Faculdade Estácio de Feira de Santana
    Paula Hortencia Dos Santos Magalhães, Fisioterapeuta pela Faculdade Estácio de Feira de santana.
  • Joane Gabriela Souza Oliveira, Faculdade Estácio de Feira de Santana
    Joane Gabriela Souza Oliveira, Fisioterapeuta pela Faculdade Estácio de Feira de santana.
  • Vitor Sotero dos Santos, Universidade Federal da Bahia
    Vitor Sotero dos Santos, Fisioterapeuta pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Mestreado em Mecatronica pela Universidade federal da Bahia, Doutorado em Mecatronica pela Universidade Federal da Bahia.
  • Menilde Araújo Silva Bião, Faculdade Estácio de Feira de Santana
    Menilde Araújo Silva Biãi, Fisioterapeuta,Doutoranda em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial no Centro Universitário SENAI CIMATEC. Docente de Graduação e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA na Faculdade Estácio de Feira de Santana. 

     

Publicado

19.08.2020

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

Parâmetros lineares da marcha de crianças com paralisia cerebral do tipo espástica: estudo de caso. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(3), 529-536. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.2992

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>