Palmilhas de reprogramação postural na diminuição da pressão arterial e do desalinhamento postural em indivíduos hipertensos: ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3164

Palavras-chave:

Hipertensão arterial. Palmilhas. Pressão arterial. Postura.

Resumo

OBJETIVO: Testar a hipótese que Palmilhas de Reprogramação Postural (PRP) melhoram a postura e podem modificar média e picos de pressão arterial (PA) em indivíduos hipertensos. DESENHO DE ESTUDO: ECR, registrado no Clinical Trials (NCT02401516), com 24 indivíduos hipertensos. CONFIGURAÇÃO: Todos foram submetidos à Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e avaliação da postura (SAPO) no início e após seis semanas. INTERVENÇÃO: grupo intervenção (GI) utilizou PRP e grupo controle (GC) SHAM. DESFECHO PRIMÁRIO: Médias da PA. DESFECHOS SECUNDÁRIOS: Picos de PA, durante vigília e sono e ângulo posturais. A melhora da postura ocorreu quando valores angulares diminuíram ou chegaram a zero. Para comparar a PA, foram utilizados os testes t de Student, pareado e não-pareado, com nível de significância de 5%. O tamanho do efeito (TDE) foi avaliado com D de Cohen. Para postura, Wilcoxon e Mann-Whitney. Variáveis categóricas, através do teste do Qui-quadrado. RESULTADOS: As variáveis de linha de base não diferiram entre grupos. Foram obtidos os seguintes deltas: pico da PAS em vigília (+9,3mmHgVs-7,5mmHg) (p<0,05, grande TDE); pico da PAS no sono (+2,3mmHgVs-6,8mmHg) (p<0,05, TDE moderado); e pico da PAD durante vigília (+3,2mmHgVs-4,7mmHg) (p<0,05, grande TDE), GC e GI respectivamente. Para os ângulos posturais, 33% da PAS foram explicados pelo deslocamento anterior do corpo. Para a PAD, 46% e 55%, pelos ângulos de Joelho e Tornozelo, respectivamente. CONCLUSÕES: A PRP reduziu picos de PAS e PAD durante vigília, sem efeito na média da PA. Embora PRP não tenha mostrado melhora na postura geral, o deslocamento anterior do corpo e os ângulos de joelho e tornozelo explicaram 33-55% da PA mais alta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Barbosa Goes, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
    PROFESSORA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA EBMSP. ESPECIALISTA EM POSTURA E POSTUROLOGIA. MESTRA E DOUTORA EM MEDICINA E SAÚDE HUMANA.
  • Alana Santana Menezes Barbosa, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Fisioterapeuta
  • Beatriz Guedes Ventura Araújo, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Fisioterapeuta
  • Camila Barbosa de Castro, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Fisioterapeuta
  • Géssica Marília de Oliveira Gazar Barbalho, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Fisioterapeuta
  • Vinícius Cardoso Lago, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)

    Fisioterapeuta

  • Luis Agnaldo Pereira de Souza, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Médico Assistente, Laboratório de Pesquisa Cardiovascular-EBMSP
  • Ana Marice Teixeira Ladeia, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)
    Médica cardiologista, Professora de Graduação do Curso de Medicina e Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana.

Publicado

31.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Barbosa Goes AL, Barbosa ASM, Araújo BGV, de Castro CB, Barbalho GM de OG, Lago VC, et al. Palmilhas de reprogramação postural na diminuição da pressão arterial e do desalinhamento postural em indivíduos hipertensos: ensaio clínico randomizado. Rev Pesq Fisio [Internet]. 31º de agosto de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];10(3):493-504. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3164

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)