Fisioterapia aquática em paciente com distrofia muscular de cinturas do tipo 2b: relato de caso

Autores

  • Layra Estelita Souza da Luz Universidade Federal do Pará
  • Rayssa de Cássia Ramos Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Mellina Monteiro Jacob Universidade Federal do Pará
  • Natáli Valim Oliver Bento-Torres Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3718

Palavras-chave:

Hidroterapia. Distrofia Muscular do Cíngulo dos Membros. Distrofias Musculares. Reabilitação. Fisioterapia. Relatos de Casos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A distrofia muscular de cinturas do tipo 2B (DMC2B) é uma doença neuromuscular, degenerativa, rara, hereditária, progressiva, com consequentes prejuízos progressivos na capacidade motora e funcional. OBJETIVO: Descrever e analisar os efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida de uma paciente com diagnóstico DMC2B atendida em projeto de extensão universitária. MÉTODOS: Paciente do sexo feminino, 32 anos, solteira, com diagnóstico genético de Distrofia Muscular de Cinturas do Tipo 2B, nível 3 da escala Vignos (modificada por Garder-Medwin e Walton). O relato de caso apresenta a reabilitação através da Fisioterapia Aquática (hidrocinesioterapia) e seus impactos sobre a força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida da paciente (CAAE No. 43505321.0.0000.0018). RESULTADOS: O protocolo de fisioterapia aquática, composto por 12 sessões, 60 min/2x/semana, resultou em melhoras na capacidade funcional global e aumento de 9,52% na avaliação da função motora distal, aumentos de 100% da força de preensão manual e aumento para o limite superior (grau 5) na escala MRC para várias das musculaturas testadas, além de ganho de ADM e melhora expressiva da Qualidade de Vida. CONCLUSÃO: A melhora funcional apresentada pela paciente sugere que a reabilitação funcional fundamentada na fisioterapia aquática, em intensidade leve a moderada, é uma opção terapêutica segura e eficaz para a melhora da força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida na DMC2B.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Publicado

22.07.2021

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

1.
Souza da Luz LE, Ramos Nascimento R de C, Monteiro Jacob M, Valim Oliver Bento-Torres N. Fisioterapia aquática em paciente com distrofia muscular de cinturas do tipo 2b: relato de caso. Rev Pesq Fisio [Internet]. 22º de julho de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];11(3):583-92. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3718

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>