Percepção de pais e cuidadores de crianças com deficiência sobre os serviços de reabilitação durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e5232

Palavras-chave:

COVID-19, Crianças com Deficiência, Serviços de Reabilitação, Fisioterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: Observou-se durante a pandemia do coronavírus no Brasil a suspensão das sessões de reabilitação de crianças com deficiência. OBJETIVO: Analisar o andamento das sessões de reabilitação durante a pandemia, bem como a forma de suporte que os pais/cuidadores receberam neste período. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo qualitativo, com delineamento transversal, conduzido on-line pela plataforma Survey Monkey. Participaram pais e cuidadores de crianças com deficiência motora de zero a quatro anos de idade, que foram recrutados através das mídias sociais. A coleta de dados ocorreu por um questionário com 17 perguntas abertas e fechadas, acessível por um período de três meses durante o período de novembro de 2020 a janeiro de 2021. RESULTADOS: Todos os questionários foram lidos na íntegra e após observada saturação das respostas, 37 foram elegíveis. A suspensão das sessões nos serviços de reabilitação variou de 2 a 9 meses. Durante este período, vinte e seis famílias receberam orientações do profissional ou da instituição para estimular a criança em casa; para os demais, que não receberam orientações, a justificativa fornecida era que deviam aguardar a retomada dos atendimentos. Dezesseis famílias tiveram dificuldades para realizar as atividades/exercícios propostos pelos profissionais de saúde em ambiente domiciliar. CONCLUSÃO: Foram identificados, através das respostas dos pais, sentimentos de preocupação e ansiedade com a suspensão dos serviços de reabilitação durante a pandemia e medo com os possíveis prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Além disso, os pais se sentiram desamparados pelos serviços de saúde e profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Pan American Health Organization, World Health Organization. WHO characterizes COVID-19 as a pandemic [Internet]. Washington: PAHO/WHO; 2020. Available from: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic

(2) Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19 [Internet]. Washington: OPAS/OMS. Available from: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19

(3) Wittmeier KDM, Hammond E, Tymko K, Burnham K, Janssen T, Pablo AJ, et al. “Another Tool in Your Toolkit": Pediatric Occupational and Physical Therapists' Perspectives of Initiating Telehealth during the COVID-19 Pandemic. Phys Occup Ther Pediatr. 2022;42(5):465-81. https://doi.org/10.1080/01942638.2022.2065898

(4) Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020 (Brasil). Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). [Internet]. Diário Oficial da União. 2020 fev. 4. Available from: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=188&ano=2020&data=03/02/2020&ato=9ecUTW61EMZpWT815

(5) Fernandes LG, Saragiotto BT. To what extent can telerehabilitation help patients in low- and middle-income countries?. Braz J Phys Ther. 2021;25(5):481-3. https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2020.11.004

(6) Trentin AGD, Dourado DM, Vasconcelos EH. Clinical Care and its Challenges in Rehabilitation in Pandemic Times [Internet]. Rev. Enfermagem e Saúde Coletiva. 2020;4(2):24-31. Available from: https://www.researchgate.net/publication/343264054_Atendimentos_Clinicos_e_seus_Desafios_na_Reabilitacao_em_Tempos_de_Pandemia_Clinical_Care_And_Its_Challenges_in_Rehabilitation_in_Pandemic_Times

(7) Brichi ACS, Oliveria AKC. The use of family-centered approach in rehabilitation neuropediatric. Rev Bras Ciênc Saúde. 2013;11(38):74-81. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006

(8) Camargo S, Souza B. Manual de ajuda para pais de crianças com paralisia cerebral. 9th. ed. São Paulo: Pensamento; 1999.

(9) Novak I, Berry J. Home Program Intervention Effectiveness Evidence. Phys Occup Ther Pediatr. 2014;34(4):384-9. https://doi.org/10.3109/01942638.2014.964020

(10) Rodrigues SMA, Feliciano JS, Coutinho PFF, Melo DPG, Gonçalves RV. Telerehabilitation in pediatric neurofunctional physical therapy during the COVID-19 pandemics: parents' perception, challenges and contributions. J Physiother Res. 2023;13:e4907. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e4907

(11) Tudella E, Formiga CKMR, editors. Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. 1a. ed. Santana de Parnaíba: Manole; 2021.

(12) Rosenbaum PL, Silva M, Camden C. Let’s not go back to ‘normal’! lessons from COVID-19 for professionals working in childhood disability. Disabil Rehabil. 2021;43(7):1022-8. https://doi.org/10.1080/09638288.2020.1862925

(13) Borges VC. Percepção dos pais sobre a alteração da rotina de fisioterapia em crianças e adolescentes com paralisia cerebral durante a pandemia covid-19 [dissertation] [Internet]. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas; 2022. Available from: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2114

(14) Magalhães PHS, Azevedo RCTM, Souza BMD. The impacts caused by the coronavirus pandemic on the daily lives of patients with disabilities at the prevention and rehabilitation specialized center - Feira de Santana Apae center - experience report. Apae Ciência [Internet]. 2021;16(2):232-7. Available from: https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/316

(15) Maior CDS. The overcoming of a mother in caring for a physically disabled child with dystonic cerebral palsy during social isolation when fighting the coronavirus /covid-19. Apae Ciência [Internet]. 2021;16(2)219-31. Available from: https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/315

(16) Souza TS, Aleluia IRS, Pinto EB, Pinto Junior EP, Pedreira RBS, Fraga-Maia H, et. al. Organization and offer of physical therapy care in response to the COVID-19 pandemic in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva. 2022;27(6):2133-42. https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.00752022

(17) Hall JB, Woods ML, Luechtefeld JT. Pediatric physical therapy telehealth and COVID-19: Factors, facilitators, and barriers influencing effectiveness-a survey study. Pediatr Phys Ther. 2021;33(3):112-8. https://doi.org/10.1097/pep.0000000000000800

(18) Camden C, Silva M. Pediatric Teleheath: Opportunities Created by the COVID-19 and Suggestions to Sustain Its Use to Support Families of Children with Disabilities. Phys Occup Ther Pediatr. 2022; 41(1):1-17. https://doi.org/10.1080/01942638.2020.1825032

(19) Hurtubise K. Telehealth: Moving It Forward as an Option to Enhance Family-Centered Pediatric Rehabilitation Services. A Commentary on “‘Another Tool in Your Toolkit’: Pediatric Occupational and Physical Therapists’ Perspectives of Initiating Telehealth during the COVID-19 Pandemic”. Phys Occup Ther Pediatr. 2022;42(5):482-9. https://doi.org/10.1080/01942638.2022.2106769

(20) Schlichting T, Silva KM, Moreira RS, Moraes MVM, Rocha NACF, Boyd RN, et al. Telehealth Program for Infants at Risk of Cerebral Palsy during the Covid-19 Pandemic: A Pre-post Feasibility Experimental Study. Phys Occup Ther Pediatr. 2022;42(5):490-509. https://doi.org/10.1080/01942638.2022.2057209

(21) King S, Teplicky R, King G, Rosenbaum P. Family-Centered Service for Children With Cerebral Palsy and Their Families: A Review of the Literature. Seminars in Pediatric Neurology. 2004;11(1):78-86. https://doi.org/10.1016/j.spen.2004.01.009

(22) Fioratti I, Fernandes LG, Reis FJ, Saragiotto B. Strategies for a safe and assertive telereabilitation pratice. Braz J Phys Ther. 2021;25(2):113-6. https://doi.org/10.1016%2Fj.bjpt.2020.07.009

(23) King S, Teplicky R, King G, Rosenbaum P. Family-Centered Service for Children With Cerebral Palsy and Their Families: A Review of the literature. Semin Pediatr Neurol. 2004;11(1):78-86. https://doi.org/10.1016/j.spen.2004.01.009

(24) Silva AP, Pacheco LMF, Leitão FNC, Cavalcanti MPE, Rocha JBF, Araújo SDT, et al. Mental health status and quality of life of people with disabilities in social isolation. J Hum Growth Dev. 2021;31(3):470-5. http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12619

(25) Marconi MA, Lakatos EM. Técnicas de pesquisa. Atualização da edição João Bosco Medeiros. 9th. ed. São Paulo: Atlas; 2021.

Publicado

16.10.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Souza JS de, Lima MCMP. Percepção de pais e cuidadores de crianças com deficiência sobre os serviços de reabilitação durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Rev Pesq Fisio [Internet]. 16º de outubro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];13:e5232. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/5232