CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR E CAPACIDADE FUNCIONAL EM HIPERTENSOS

Autores

  • Vitor Pontes Soares Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Adonai Ferreira Dias
  • Davi Mota de Jesus
  • Taís Silva Nascimento
  • Vinícius Cardoso Lago
  • Ana Lúcia Barbosa Góes Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i1.796

Palavras-chave:

Hipertensão, Força muscular, Capacidade funcional

Resumo

Introdução: Hipertensão é condição clínica de alta prevalência e principal fator de risco para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Uma das repercussões hemodinâmicas é a diminuição do aporte energético da musculatura pelo comprometimento da perfusão, gerando redução na força muscular (FM). FM está diretamente relacionada à capacidade funcional CF), medida que representa movimentos funcionais habituais. Objetivo: Verificar associação entre força muscular e capacidade funcional em indivíduos hipertensos. Metodologia: Estudo de corte transversal, com sujeitos hipertensos (PAS?140mmHg e/ou PAD?90mmHg), ambos os sexos. FM foi avaliada através da Força de Preensão Palmar (FPP) com Dinamômetro Jamar®, conforme o protocolo do American Society of Hand Therapists (ASHT). A CF foi avaliada a partir da distância percorrida (DP) no teste de caminhada de seis minutos (TC6’). Para verificar associação entre FPP e DP foi utilizado o teste de correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética–Bahiana sob o número de protocolo 413.317, CAAE n° 16952113.0000.5544. Resultados: Dos 29 participantes analisados, idade média foi de 47,6±7,6 anos, sexo feminino (72,4%), com 12 ou mais anos de estudo (55,2%), nunca fumaram (75%), em uso de medicação (77,80%). PAS média foi de 125,56±18,89mmHg e PAD de 82,15±12,58mmHg. A medida de correlação entre FPP e DP foi moderada (R=0,45, p<0,05). Conclusão: Existe correlação positiva moderada entre a força muscular e a distância percorrida no TC6’ em indivíduos hipertensos. No entanto, faz-se necessário avaliar o papel da hipertensão, idade, sexo e altura tanto na força muscular como na distância percorrida para entender melhor essa relação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitor Pontes Soares, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Graduado em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)
  • Adonai Ferreira Dias
    Discente do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Davi Mota de Jesus
    Discente do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Taís Silva Nascimento
    Discente do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Vinícius Cardoso Lago
    Bacharel em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Ana Lúcia Barbosa Góes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Professora Assistente do curso de Fisioterapia e Mestre em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Downloads

Publicado

22.03.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Pontes Soares V, Ferreira Dias A, Mota de Jesus D, Silva Nascimento T, Cardoso Lago V, Barbosa Góes AL. CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR E CAPACIDADE FUNCIONAL EM HIPERTENSOS. Rev Pesq Fisio [Internet]. 22º de março de 2016 [citado 25º de abril de 2024];6(1). Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/796

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)