Telerreabilitação na fisioterapia neurofuncional pediátrica durante a pandemia de COVID-19: percepção dos pais, desafios e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e4907

Palavras-chave:

Telessaúde, Fisioterapia, Transtornos das Habilidades Motoras, Isolamento Social, COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A telerreabilitação é uma modalidade de atendimento realizado à distância que foi considerada um recurso fundamental durante a pandemia da COVID-19. Entretanto, era uma modalidade ainda não vivenciada por muitos profissionais e familiares.  OBJETIVO: Descrever a percepção dos pais ou responsáveis por crianças em tratamento fisioterapêutico, sobre os desafios e as contribuições da experiência com a telerreabilitação realizada em serviço ambulatorial durante a pandemia de COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo observacional transversal exploratório, realizado com pais ou responsáveis por crianças, com idade entre 0 a 12 anos, com qualquer condição de saúde neurológica ou musculoesquelética em acompanhamento fisioterapêutico por telerreabilitação, no período de junho a agosto de 2021. Um questionário elaborado pelas autoras com perguntas sobre a percepção dos responsáveis, desafios e contribuições da telerreabilitação foi encaminhado para os responsáveis por meio de um link do Google Forms, via e-mail ou aplicativo de mensagem no celular, e foi auto aplicado. Realizaram-se análises descritivas dos dados coletados por meio da frequência de respostas dos pais ou responsáveis nas questões específicas. As variáveis numéricas foram apresentadas como média ± desvio-padrão e as variáveis categóricas, como frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Dezoito responsáveis receberam e responderam o questionário completamente. A mãe foi a responsável mais citada, a maioria das crianças receberam atendimento duas vezes na semana e o diagnóstico mais prevalente foi paralisia cerebral. Setenta e três por cento dos responsáveis avaliaram a telerreabilitação como acima do nível esperado e com contribuição além de suas expectativas. CONCLUSÃO: De acordo com a percepção dos pais, sobre os desafios e as contribuições da experiência com a telerreabilitação realizada em serviço ambulatorial, os benefícios parecem superar os desafios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) World Health Organization. Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). Geneva: World Health Organization; 2020. Available on: https://www.who.int/news-room/detail/01-08-2020-statement-on-the-fourth-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-coronavirus-disease-(covid-19)

(2) Dantas LO, Barreto RPG, Ferreira CHJ. Digital physical therapy in the COVID-19 pandemic. Braz J Phys Ther. 2020;24(5):381-383. https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2020.04.006

(3) COFFITO (Brazil). Resolução COFFITO nº. 516, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID - 19. Brasília: Diário Oficial da União nº.56, Seção 1, de 23/03/2020; 2020. Available on: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825

(4) Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva 2020;25(1):2423–46. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020

(5) Fioratti I, Fernandes LG, Reis FJ, Saragiotto BT. Strategies for a safe and assertive telerehabilitation practice. Braz J Phys Ther. 2021;25(2):113-116. https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2020.07.009

(6) Agostini M, Moja L, Banzi R, Pistotti V, Tonin P, Venneri A, et al. Telerehabilitation and recovery of motor function: a systematic review and meta-analysis. J Telemed Telecare. 2015;21(4):202-13. https://doi.org/10.1177/1357633X15572201

(7) Camden C, Silva M. Pediatric teleheath: Opportunities created by the COVID-19 and suggestions to sustain its use to support families of children with disabilities. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics. 2021;41(1):1–17. https://doi.org/10.1080/01942638.2020.1825032

(8) Noritz GH, Murphy NA; Neuromotor Screening Expert Panel. Motor delays: early identification and evaluation. Pediat. 2013;131(6):e2016-27. Erratum in: Pediat. 2017;140(3). https://doi.org/10.1542/peds.2013-1056

(9) Mockford M, Caulton JM. The pathophysiological basis of weakness in children with cerebral palsy. Pediatr Phys Ther. 2010;22(2):222-33. https://doi.org/10.1097/PEP.0b013e3181dbaf96

(10) Arichi T, Cadwgan J, McDonald A, Patel A, Turner S, Barkey S, et al. Neurodisability care in the time of COVID-19. Child Care Health Dev. 2022;48(6):901-905. https://doi.org/10.1111/cch.13015

(11) Brianeze ACGS, Cunha AB, Peviani SM, Miranda VCR, Tognetti VBL, Rocha NACF. Effect of a functional physical therapy program on cerebral palsy children, associated to guidance for their caregivers: a preliminary study. Fisioter Pesqui. 2009;16(1):40-45. https://doi.org/10.1590/S1809-29502009000100008

(12) Novak I. Evidence-based diagnosis, health care, and rehabilitation for children with cerebral palsy. J Child Neurol. 2014;29(8):1141-56. https://doi.org/10.1177/0883073814535503

(13) Morgan C, Fetters L, Adde L, Badawi N, Bancale A, Boyd RN, et al. Early intervention for children aged 0 to 2 years with or at high risk of cerebral palsy: international clinical practice guideline based on systematic reviews. JAMA Pediatr. 2021;175(8):846-858. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2021.0878

(14) Lillo-Navarro C, Montilla-Herrador J, Escolar-Reina P, Oliveira-Sousa SL, García-Vidal JA, Medina-Mirapeix F. Factors associated with parents' adherence to different types of exercises in home programs for children with disabilities. J Clin Med. 2019;8(4):456. https://doi.org/10.3390/jcm8040456

(15) Portillo-Aceituno A, Calderón-Bernal A, Pérez-Corrales J, Fernández-de-Las-Peñas C, Palacios-Ceña D, Güeita-Rodríguez J. The impact of digital physical therapy during COVID-19 lockdown in children with developmental disorders: A qualitative study. Braz J Phys Ther. 2022;26(5):100445. https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2022.100445

(16) Rohr LA, Weber MD, Fritsch SRS, Menegussi JM, Tudella E. Telemonitoring in early intervention during the COVID-19 pandemic: a perception of family members and physiotherapists. Movim [Internet]. 2021;14(2):172-87. Available on: https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/11360

(17) Ogourtsova T, Boychuck Z, O'Donnell M, Ahmed S, Osman G, Majnemer A. Telerehabilitation for children and youth with developmental disabilities and their families: A systematic review. Phys Occup Ther Pediatr. 2023;43(2):129-175. https://doi.org/10.1080/01942638.2022.2106468

(18) Palisano RJ, Rosenbaum P, Bartlett D, Livingston MH. Content validity of the expanded and revised Gross Motor Function Classification System. Dev Med Child Neurol. Oct 2008;50(10):744-50. https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.2008.03089.x

(19) Portnoy J, Waller M, Elliott T. Telemedicine in the Era of COVID-19. J Allergy Clin Immunol Pract. 2020;8(5):1489-1491. https://doi.org/10.1016/j.jaip.2020.03.008

(20) Meireles ALF, Meireles LCF. Impact of social isolation due to the COVID-19 pandemic in patients with pediatric disorders: Rehabilitation perspectives from a developing country. Phys Ther. 2020;100(11):1910-12. https://doi.org/10.1093/ptj/pzaa152

(21) Caffery LJ, Farjian M, Smith AC. Telehealth interventions for reducing waiting lists and waiting times for specialist outpatient services: A scoping review. J Telemed Telecare. 2016;22(8):504-512. https://doi.org/10.1177/1357633X16670495

(22) Tanner K, Bican R, Boster J, Christensen C, Coffman C, Fallieras K, et al. Feasibility and acceptability of clinical pediatric telerehabilitation services. Int J Telerehabil. 2020;12(2):43-52. https://doi.org/10.5195/ijt.2020.6336

(23) Murphy A, Pinkerton LM, Bruckner E, Risser HJ. The impact of the novel coronavirus disease 2019 on therapy service delivery for children with disabilities. J Pediatr. 2021;231:168-177. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.12.060

(24) Oliveira SMS, Almeida CS, Valentini NC. Physiotherapy program in applied motor development in babies healthy family environment. Rev Educ Fis. 2012;23(1):25-35. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.11551

(25) Novak I, Berry J. Home program intervention effectiveness evidence. Phys Occup Ther Pediatr. 2014;34(4):384-9. https://doi.org/10.3109/01942638.2014.964020

(26) Santos MT, Moura SC, Gomes LM, Lima AH, Moreira RS, Silva CD, et al. Telehealth application on the rehabilitation of children and adolescents. Rev Paul Pediatr. 2014;32(1):136-43. https://doi.org/10.1590/s0103-05822014000100020

(27) Formiga CKMR, Dionisio J, Silva CFR, Tudella E. Caregivers and physical therapists' perceptions of telehealth for infants with Down Syndrome during COVID-19: Case reports. Resear, Soc and Develop. 2021;10(3):e27710313460. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13460

Publicado

15.03.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Telerreabilitação na fisioterapia neurofuncional pediátrica durante a pandemia de COVID-19: percepção dos pais, desafios e contribuições. (2023). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 13, e4907. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e4907

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>