Como direcionar a formação do fisioterapeuta em Gerontologia no Brasil diante do envelhecimento populacional?
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.2023.e4994Palavras-chave:
Envelhecimento, Especialidade de Fisioterapia, Gerontologia, Currículo, Educação Baseada em CompetênciasResumo
CONTEXTO | O rápido envelhecimento populacional brasileiro mudou nosso cenário de saúde, o que exige que o profissional fisioterapeuta esteja preparado para lidar com as especificidades desta população. A Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE), que tem a missão de fortalecer a especialidade e promover assistência qualificada em Fisioterapia em Gerontologia, propõe uma relação das competências fundamentais para formação no ensino nos cursos de graduação em Fisioterapia e de pós-graduação lato sensu em Fisioterapia em Gerontologia. Essa iniciativa visa auxiliar os gestores das Instituições de Ensino Superior das diversas regiões brasileiras no planejamento de tais cursos de forma a melhorar a qualidade da formação dos fisioterapeutas nessa área.
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