Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Formatação: Utilize tamanho 12 com espaçamento 1,5. Evite citações diretas e notas de rodapé sempre que possível e empregue o sistema métrico.

  • Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Questionários, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, quadros e bancos de dados devem ser enviados como arquivos suplementares, devidamente identificados. Tabelas, figuras, quadros e gráficos também devem constar no manuscrito nos seus devidos lugares. Utilize o modelo  APA de tabelas e quadros.

  • Identificação dos autores: Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio dos arquivos através do Sistema de Editoração Eletrônica. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

  • Extensões de arquivos: Arquivos de textos devem ser enviados com extensão .doc. Tabelas devem ser enviadas com extensão .xls ou .doc. Os bancos de dados devem ser enviados com extensão .xls. Arquivos de imagem, como figuras e gráficos devem ser enviados com extensão .jpg.png ou .tiff e 300dpi de resolução. Nenhum arquivo deve exceder 4Mb.

  • Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo, o tamanho indicado é de até 12 palavras sem abreviações. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde em Psicologia (BVS-Psi Brasil). Os resumos devem ser estruturados e conter no máximo 250 palavras e, sempre que for possível, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão e conclusão.

  • Autoria: Cada manuscrito poderá ter até seis (06) autores, exceto em caso de estudos multicêntricos, que poderão ter mais autores.

    Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: a) nome de todos autores conforme o currículo Lattes, b) ORCID, c) afiliação profissional principal, d) cidade, estado, país e) e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. mariadasilva@bahiana.edu.br (ORCID XXXX-0000-XX00-X1X5).

    O sistema enviará mensagens automáticas a cada autor com link para autenticação do ORCID de cada um, etapa que é obrigatória para todos os autores para que o artigo seja liberado para avaliação de editores e pareceristas.

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, que deve ser incluído no sistema como arquivo suplementar conforme modelo: Silva LD participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, busca e análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação do artigo científico. Silva J participou da coleta e interpretação dos dados. Silva ER participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados do artigo científico. Todos os autores revisaram e aprovaram a versão final e estão de acordo com sua publicação.

    Seguimos os critérios de autoria do ICMJE. Clique no link, caso precise, para entender o que constitui ou não a autoria de um texto científico.

  • Integração com redes sociais: Cada autor pode fornecer no máximo um perfil de rede social, que será publicado junto com suas informações de autoria em caso de submissão aceita. Esse é um recurso opcional e não é uma condição obrigatória para avaliação de texto submetido à revista. O perfil de rede social fornecido deve ser usado apenas para disseminação e debate científicos.

  • Conflitos de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse real ou potencial, incluindo quaisquer relações financeiras, pessoais ou outras que possam influenciar inadequadamente ou parecer influenciar seu trabalho no campo "Comentários para o editor".

  • Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no estilo APA. Artigos originais podem empregar no máximo 25 referências e revisões de literatura, 50. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência.

  • Ética em Pesquisa: Toda pesquisa que envolva estudo com seres humanos e outros vertebrados deverá citar, no manuscrito, o protocolo de pesquisa aprovada pela respectiva comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido de acordo com a legislação vigente. É proibida a identificação de participantes de pesquisa, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro, exceto nos casos previstos na resolução 510 de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. O termo de consentimento livre e esclarecido, assinado pelo participante da pesquisa, autorizando o uso de sua imagem e/ou documentação médica para fins científicos deverá ser fornecido pelos autores como arquivo suplementar quando solicitado pela RPDS. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), ClinicalTrials.gov ou Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui.

  • Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais, inclusive para reprodução de figuras, gráficos, tabelas e demais elementos gráficos.

  • Republicação: Esta revista publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando a condições previstas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos da Área Médica (ICMJE, em inglês). Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

    A submissão prévia de artigos em servidores de pré-prints é encorajada e não constitui violação desta norma.

Diretrizes para Autores

Os autores devem ler e cumprir as recomendações da Seção Políticas de acordo com o desenho do estudo a ser submetido à Revista Psicologia, Diversidade e Saúde (RPDS).

O artigo pode ser submetido em português, espanhol e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo e pelas correções ortográficas, gramaticais, de pontuação e acentuação.

A RPDS não cobra taxas de processamento ou publicação de artigos.

 


FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

A Revista Psicologia, Diversidade e Saúde adota os padrões de publicação da Associação Americana de Psicologia - APA (6ª edição, 2010).

No processo de preparação do manuscrito, a relevância social e científica deve ser explícita.

Cada manuscrito, independentemente de sua estrutura metodológica, deve conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão - que pode ser junto com os resultados no caso de estudos de abordagem qualitativa, ou separadamente no caso de abordagens quantitativas - seguido de considerações ou conclusões finais.

O texto completo deve ter entre 15 e 25 páginas, excluindo resumos e referências. As auto-citações e notas de rodapé devem ser evitadas.

Directrices actualizadas el 08/03/22

Artigos Originais

Relatos de pesquisa baseados em dados empíricos. Devem conter introdução, método, resultados, discussão e considerações finais. As investigações devem estar de acordo com normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa. As pesquisas com seres humanos demandam a apresentação do número do cadastro do projeto na Plataforma Brasil e seu respectivo parecer com data de aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa da instituição de origem da pesquisa (CEP e CAAE). Devem ser enviados, sempre que solicitados pelos editores, os Termos de Autorização para Uso de Imagem e Voz, de Consentimento Livre Esclarecido, e/ou de Assentimento quando necessários ao desenho de estudo.

Estudos Teóricos

Revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes à Psicologia e suas interfaces, especialmente no contexto da diversidade e da saúde. Estudos que proporcionem questionamento de modelos existentes e elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Os autores devem integrar e avaliar material previamente publicado, considerando o progresso da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. Para tanto, devem contemplar relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura e sugerir novos rumos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Os componentes do texto podem ser organizados de diversas maneiras, sendo valorizada a coerência do mesmo, mas preferencialmente devem estar organizados na lógica estrutural dos estudos empíricos (resumo, introdução, metodologia, revisão de literatura e considerações finais e referências). Os estudos de revisão devem contemplar o método de seleção dos artigos da forma mais explícita e reprodutível possível de forma a justificar o percurso analítico proposto.

Relatos de Experiência

Relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento. Seus resultados devem contribuir para a melhoria de práticas profissionais e formativas em Psicologia, Saúde e Educação. E sua apresentação deve contemplar sólido lastro metodológico e consistente discussão teórica.

Práxis

No intuito de dar visibilidade a produtos e processos técnicos e tecnológicos aplicáveis ao campo da psicologia e em suas interfaces nas ciências humanas, educação e de ciências da saúde, a Revista Psicologia, Diversidade e Saúde convida à submissão em sua nova seção Práxis.

Esta seção é um espaço de debate/visibilidade científica para circulação de resultados de pesquisa e descrição de processos de intervenção e práticas que sejam caracterizados como produção técnica. Isso envolve a apresentação de protocolos, tecnologias sociais e de cuidado, vídeos educativos e/ou instrucionais, material didático, cartilhas, descrição de processos de patente, historiografias críticas, material gráfico e/ou fotográfico de natureza psicossocial e/ou cultural que estejam em alinhamento ao escopo científico da revista acompanhados de relatório/ artigo embasado na literatura adequada, com até 15 referências e  até 20 páginas, para avaliação por pareceristas.

O relatório, no formato de um artigo deve contemplar um resumo de 250 palavras, a apresentação teórica e metodológica e a submissão deve contemplar o relatório e o produto em si. O texto deve, na apresentação, identificar a fundamentação teórica que embasou a construção do produto, destacar a relevância e justificativa do produto, os objetivos e finalidades do produto desenvolvido, lacuna social que ele preenche, o percurso  metodológico, os principais resultado e discussão, apresentando o diálogo entre o produto e as referências teóricas. As considerações finais devem discutir aplicação ou possibilidades de aplicação do material proposto, indicar solicitações de patentes ou registros (quando for o caso), limitações e lacunas para aperfeiçoamento (quando aplicável).

Arquivos Suplementares

Arquivos com mais de 4Mb poderão ser submetidos empregando serviços de compartilhamento de arquivos protegidos por senha, tais como o SendSpace, o Google Drive ou Dropbox.
A notificação de compartilhamento desses arquivos suplementares deve ser enviada diretamente por e-mail às editoras-chefe com cópia aos editores executivos da revista durante a submissão. Ou o link para download deve ser incluído na carta de apresentação durante o processo de submissão.

Em caso de vídeos e fotografias, todos os critérios éticos conforme legislação vigente devem ter sido cumpridos anteriormente à produção do material (vide normas de submissão aos autores, item #10, para mais informações).

O consentimento dos sujeitos retratados é essencial, assim como a proteção da identidade e da privacidade desses sujeitos. Por conta disto, o termo de uso de imagens e áudio para fins científicos assinado pelos sujeitos retratados deve ser submetido como arquivo suplementar na respectiva submissão.

Os autores devem ainda indicar no manuscrito o local no qual o link para o vídeo deve ser adicionado.

Os vídeos ficarão hospedados no canal do BAHIANA Journals no YouTube, com link para o artigo de origem e licenciados com licença Creative Commons 4.0 CC-BY.

A RPDS não retém direitos autorais que incidam sobre os seus conteúdos, apenas o direito à primeira publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração revisada em 08 de setembro de 2021