CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E FAMÍLIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1209Palavras-chave:
inclusão, psicologia, deficiência auditivaResumo
A lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência, sancionada em 2015, busca assegurar direitos fundamentais a essa parcela da população, visando a sua inclusão social e cidadania. Mas, na prática, essa tarefa está longe de ser consolidada. No caso específico das pessoas com deficiência auditiva e surdez, principalmente se congênitas ou adquiridas na infância, esbarra-se nas dificuldades de comunicação que, além de impactar a família desde o diagnóstico, muitas vezes limitam ou prejudicam o acesso desse público a uma diversidade de serviços, por despreparo dos próprios profissionais. O presente texto objetiva levantar essa discussão, direcionando-se aos desafios e contribuições da psicologia junto a criança com deficiência auditiva e seus familiares. Apresenta um breve panorama sobre tal deficiência no Brasil, as possíveis demandas e fazeres do psicólogo diante desses quadros, bem como os recursos adaptativos disponíveis. Ressalta, ainda, os ganhos do devido acompanhamento dos casos, como potencializar o desenvolvimento psicossocial e minimizar prejuízos decorrentes da deficiência, além do devido acolhimento e orientação aos pais, em favor da ressignificação das questões associadas ao problema que possam lhe trazer sofrimento.