APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1391Palavras-chave:
Psicologia, PBL, Saúde, Metodologias Ativas, FormaçãoResumo
Brasil tem 49.412 psicólogos atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), isso desafia o ensino a deslocar-se de suas tradicionais estruturas, que privilegiam a clínica, para formar promotores de saúde.Este artigo, é parte de uma tese de doutoramento, objetiva descreve a percepção de estudantes de psicologia sobre a experiência de aprendizagem através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Método: Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, analisa conteúdo de 51 questionários de estudantes matriculados do 8º ao 10º semestre de um curso de Psicologia na Bahia-Brasil. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 03670812.7.0000.5544. Dados analisados pelo Método de Interpretação de Sentido identificaram 3 categorias de respostas: Positiva, com Desenvolvimento de Competência; Cansativa, com Desenvolvimento de Competências; Negativa, sem Desenvolvimento de Competência. Resultados Os alunos afirmam o desenvolvimento de atitudes interdisciplinares, de comunicação, pesquisa, autonomia e amadurecimento pessoal. Discute-se a importância do deslocamento do professor para uma posição de pesquisador com importante elemento para o desenvolvimento integrado de competências atitudinais, conceituais e técnicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
31.05.2017
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Daltro, M. R., & Ponde, M. P. (2017). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(2), 103-113. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1391