CRECHE DE ONTEM E DE HOJE: O QUE OS PAIS ESPERAM DESSA INSTITUIÇÃO?

Autores

  • Maria Antonieta Nascimento Araújo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Fernanda Souza Gama
  • Urbiana Silva Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.177

Palavras-chave:

Família, Educação infantil, Desenvolvimento humano, Psicologia da criança

Resumo

A importância histórica das creches teve origem no ingresso das mulheres no mercado de trabalho, a partir do advento da Revolução Industrial, ao permitir que aquelas que fossem mães participassem do processo produtivo. Nos seus primórdios, as creches ocupavam-se com os cuidados básicos para sobrevivência das crianças; atualmente essa concepção está ampliada, e favorece o desenvolvimento infantil nos seus diversos aspectos - cognitivo, psicomotor, afetivo e psicossocial. Com isso elaboramos um estudo de caso exploratório, utilizando uma amostra de pais cujos filhos frequentam uma creche municipal da cidade de Salvador, com o objetivo de investigar o que eles esperam desta última para suas crianças, correlacionando essas expectativas com as propostas do governo para esse nível da educação infantil. Caracterizando o perfil familiar e mapeando os motivos que os levaram à escolha por creche para as crianças, analisamos a relação entre esses dois ambientes – interseção que serve de contexto, na ótica estudada, ao  desenvolvimento infantil. Como métodos para coleta de dados aplicamos questionários e realizamos a análise documental com estudo qualitativo e quantitativo dos resultados. Como aportes teóricos foram utilizados referenciais históricos do campo da educação sobre a origem e constituição de creches, além da abordagem sistêmica Bioecológica do campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano, discutindo o binômio, creche-família. O estudo apontou que as expectativas dos pais em relação à creche alvo acompanharam a direção das propostas do governo para esse nível de educação infantil; ele também possibilitou o mapeamento de importantes aspectos da relação entre os dois ambientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Antonieta Nascimento Araújo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Psicóloga, Mestre em Educação, professora assistente (curso de Psicologia) e coordenadora de projetos de extensão, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Fernanda Souza Gama
    Psicóloga, cursando a Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Senac – SP.
  • Urbiana Silva, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
    Psicóloga, cursando a Pós Graduação em Psicologia do Trânsito pelo Instituto Nacional de Cursos – Incursos. Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Tanque Novo – BA.

Downloads

Publicado

01.05.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CRECHE DE ONTEM E DE HOJE: O QUE OS PAIS ESPERAM DESSA INSTITUIÇÃO?. (2013). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.177

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)