As funções do brincar para criança hospitalizada
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1800Palavras-chave:
brincar, hospitalização, criança, desenvolvimento infantil.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as funções que o brincar pode assumir no contexto da hospitalização da criança. Foi realizada revisão sistemática através da busca de artigos científicos em português, publicados nas bibliotecas virtuais: Portal de Periódicos CAPES, PEPSIC e SCIELO, utilizando os seguintes descritores de forma combinada: criança, hospitalização, brincar, brinquedoteca, desenvolvimento, hospitalização infantil e brincadeira. Os critérios de inclusão utilizados na seleção dos artigos foram: estar disponível na íntegra, ter a criança como população-alvo, estar em língua portuguesa e título, palavras-chave e resumo terem relação direta com a temática estudada. Atenderam aos critérios estabelecidos 37 artigos. A análise levou ao reconhecimento de três grandes funções atribuídas ao brincar da criança no contexto hospitalar: terapêutica, de aprendizagem e recreativa. Identificou-se também um aumento na produção científica sobre essa temática nos últimos anos, o que comprova o reconhecimento e importância do brincar neste contexto.