A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Integralidade em saúde, Educação em saúde, Gestão em saúde, Assistência integral à saúdeResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a integralidade pela ótica de estudantes de medicina e enfermagem inseridos na Atenção Primária à Saúde. Ela tem como pressuposto norteador que há necessidade de compreensão do cuidado nessa perspectiva pois apresenta impacto e relevância na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados oito estudantes e os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Emergiram três categorias temáticas: “A articulação entre teoria e prática favorece o ensino-aprendizagem sobre a integralidade”, “Cuidado centrado na pessoa e seu contexto familiar e comunitário permite o desenvolvimento da integralidade” e “Falta de estrutura da UPP e das Unidades de Saúde deixam lacunas na aprendizagem da integralidade”. Os resultados indicam que os estudantes vislumbram o ensino-aprendizagem tendo em vista a compreensão do cuidado na perspectiva da integralidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
28.03.2018
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
dos Santos Gomes, T. L. C., Higa, E. de F. R., Passos, A. H. R., Mayo Soares, M. O., Otani, M. A. P., & Alves Souto, B. G. (2018). A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 81-88. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898