A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde

Autores

  • Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa
  • Antônio Henrique Rodrigues Passos
  • Márcia Oliveira Mayo Soares
  • Márcia Aparecida Padovan Otani
  • Bernardino Geraldo Alves Souto

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Integralidade em saúde, Educação em saúde, Gestão em saúde, Assistência integral à saúde

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender a integralidade pela ótica de estudantes de medicina e enfermagem inseridos na Atenção Primária à Saúde. Ela tem como pressuposto norteador que há necessidade de compreensão do cuidado nessa perspectiva pois apresenta impacto e relevância na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados oito estudantes e os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Emergiram três categorias temáticas: “A articulação entre teoria e prática favorece o ensino-aprendizagem sobre a integralidade”, “Cuidado centrado na pessoa e seu contexto familiar e comunitário permite o desenvolvimento da integralidade” e “Falta de estrutura da UPP e das Unidades de Saúde deixam lacunas na aprendizagem da integralidade”. Os resultados indicam que os estudantes vislumbram o ensino-aprendizagem tendo em vista a compreensão do cuidado na perspectiva da integralidade.

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Publicado

28.03.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 81-88. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898

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