O enigma da constituição subjetiva no autismo: uma leitura psicanalítica da autobiografia de Temple Grandin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2143

Palavras-chave:

Autismo. Psicanálise. Alienação. Separação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a autobiografia de Temple Grandin, com base na teoria da alienação e separação elaborada no primeiro ensino de Lacan durante o Seminário 11. O estudo contou com o método qualitativo, a partir da análise documental do livro "Uma menina estranha: Autobiografia de uma autista". Os resultados da análise apontam que apesar de cada autor ter uma particular leitura do autismo, que ainda gera debates, eles convergem em alguns aspectos, como o diagnóstico diferencial do autismo e psicose e que na estruturação subjetiva da criança autista, o cerne da questão está no processo da alienação, sendo possível observar sinais do autismo desde a primeira infância. Concluindo que apesar de não haver uma melhor teoria a respeito do autismo, devendo se levar em consideração o caso a caso do paciente em questão, a análise da autobiografia de Temple Grandin aponta para a hipótese apresentada por Maleval da alienação parcial.

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Biografia do Autor

  • Mayara Yasmim Pinto Borges, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Estudante de psicologia
  • Maria Luiza Sarno Castro, Escola Bahiana de Medicina
    Psicanalista, Psicóloga clínica e hospitalar, professora de psicologia.

Publicado

28.03.2019

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Pinto Borges, M. Y., & Castro, M. L. S. (2019). O enigma da constituição subjetiva no autismo: uma leitura psicanalítica da autobiografia de Temple Grandin. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(1), 86-98. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2143