Entre trilhos e trilhas: relato de experiência da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas em um curso de psicologia

Autores

  • Carla Oliveira Sampaio Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Anabela Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2213

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação superior. Psicologia.

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de ensino-aprendizagem que tem como base a construção ativa do conhecimento por parte do estudante. Implantado em um curso de psicologia na cidade de Salvador/Bahia em 2009, tem gerado reflexões por parte do corpo docente acerca da adequação na sua utilização, consideradas as especificidades dessa área do conhecimento, as adaptações estruturais necessárias ao contexto em que é aplicado e à formação de seu grupo de tutores. Objetiva-se contrapor as regras estabelecidas para sua utilização aos caminhos percorridos ao longo de sete anos de história com o método no referido curso, a partir do relato de experiência de uma das tutoras, decorrente de reflexões acerca da sua prática pedagógica com o método e da sua participação em reuniões institucionais. Conclui-se que a estrutura do método é importante para que se tenha um direcionamento pedagógico, e que adaptações são necessárias ao contexto em que é aplicado. Porém, seu principal objetivo não deve ser desvirtuado, ou seja, o deslocamento subjetivo do estudante para o lugar de construtor do conhecimento.

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Publicado

28.03.2019

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Entre trilhos e trilhas: relato de experiência da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas em um curso de psicologia. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(1), 49-61. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2213