Binarismo de gênero, identidade, trabalho e prostituição: um estudo qualitativo sobre a população transgênera de Belo Horizonte

Autores

  • Fabiana Bacellar Villani Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Luiz Paulo Ribeiro Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2265

Palavras-chave:

Transgênero. Trabalho. Identidade. Prostituição. Inclusão.

Resumo

OBJETIVO: Analisar a inclusão/exclusão do mercado de trabalho de pessoas transgêneras (travestis e transexuais) em Belo Horizonte. MÉTODO: Foram aplicadas nove entrevistas semiestruturadas a pessoas transgêneras residentes no município de Belo Horizonte/MG. A seleção foi feita de forma aleatória e de acordo com a disponibilidade dos sujeitos. Para a análise de dados foi feito o uso da análise de conteúdo categorial, que subdividiu o corpus de análise em quatro categorias. RESULTADOS: Os resultados apontaram que a inclusão/exclusão do mercado de trabalho nos sujeitos pesquisados estão organizados pelas categorias: (a) binarismo de gênero, sobre o processo de transição dos participantes; (b) documentação, sobre o reconhecimento oficial de identidade de gênero, o uso do nome social e as violências sofridas; (c) trabalho, demonstrando a relação dos sujeitos com as instâncias formais e informais de emprego e renda e (d) prostituição.  CONCLUSÃO: A partir dos sujeitos participantes deste estudo pode-se indicar que população estudada encontra dificuldades para acesso ao mercado formal de trabalho e isso incide diretamente na perpetuação da exclusão social através da invisibilidade, aumento da informalidade, violência e não reconhecimento das identidades de gênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Bacellar Villani, Centro Universitário de Belo Horizonte

    Assistente Social graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.

    https://orcid.org/0000-0001-8937-9253

  • Luiz Paulo Ribeiro, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG)

    Doutor em Educação, mestre em promoção de saúde e prevenção da violência, psicólogo. Atua como professor de Psicologia Social na Faculdade de Educação da UFMG.

     

    https://orcid.org/0000-0002-4278-7871

Downloads

Publicado

04.06.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Binarismo de gênero, identidade, trabalho e prostituição: um estudo qualitativo sobre a população transgênera de Belo Horizonte. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 129-143. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2265

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)