A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER EM PROCESSO DE ABORTAMENTO

Autores

  • Danielli Manheze Santana Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Rute Silva Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Bárbara Angélica Pérez Universidade Federal Da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v3i1.267

Palavras-chave:

Aborto, Assistência, Enfermagem

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, que tem como objetivo descrever a assistência de Enfermagem à mulher em processo de abortamento. Ao decorrer dos anos, a problemática do abortamento vem sendo discutida a cerca da sua criminalização e esta discussão envolve diversos aspectos, como por exemplo, aspectos legais, culturais, religiosos, sociais e morais. Essa ilegalidade traz consequências negativas para as mulheres que praticam esse ato, inclusive risco a sua vida, pois acabam procurando meios clandestinos para a prática do abortamento. Diante dessa realidade, o abortamento vem aumentando o índice de Mortalidade Materna no Brasil e os profissionais de Enfermagem são os norteadores do cuidado, já que trabalham na linha de frente com a mulher em situação de abortamento. Nesta perspectiva, os resultados encontrados apontam que a humanização na assistência de enfermagem a mulher em processo de abortamento são fundamentais para o acolhimento e incentivam os relatos das mulheres em relação a seus sentimentos e necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Angélica Pérez, Universidade Federal Da Bahia

    Enfermeira Obstetra, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora substituta da Universidade Estadual da Bahia. Professora e Orientadora do Curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

     

Downloads

Publicado

30.04.2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Santana, D. M., Santos, R. S., & Pérez, B. A. (2015). A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER EM PROCESSO DE ABORTAMENTO. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 3(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v3i1.267

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>