Atuação ética e contextualizada nos estágios básicos supervisionados em Psicologia da Saúde: um relato de experiência de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3025

Palavras-chave:

Psicologia. Estágio. Saúde. Ética. Internato em Psicologia.

Resumo

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, passou por algumas propostas curriculares e, com isso, discussões sobre ensino em psicologia têm se adensado, assim como os debates acerca das práticas na formação, com o reconhecimento da contribuição de estágios básicos ao longo do curso. O Sistema Único de Saúde auxiliou sobremaneira na demonstração do quanto a aproximação das diversas realidades em saúde ainda se faz necessária para uma atuação engajada da categoria. O objetivo deste trabalho é discutir a importância dos estágios para a formação da futura psicóloga. Utilizamos o relato de experiência de professoras do Internato em psicologia, uma modalidade específica em estágio básico, para problematizar a relevância do desenvolvimento de competências profissionais, que auxiliem na qualificação dessa atuação. Esse Internato está presente no quarto ano do curso de Psicologia de uma faculdade em Salvador, Bahia, e propõe a passagem de pequenos grupos de estudantes por campos variados da saúde e das organizações de trabalho. Compreendemos que o transitar do estudante por diversos contextos de prática na saúde e ter a mediação de uma professora são diferenciais para a formação na área. Essa proposta de estágio contribui para o desenvolvimento de um profissional crítico, ético, reflexivo e mais atento aos fenômenos que ocorrem com aqueles a quem presta serviço e a si mesmo. Estudos como este e outros com metodologias diversas podem auxiliar na construção de práticas profissionais e pedagógicas em Psicologia mais reflexivas e comprometidas com a nossa realidade brasileira.

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Biografia do Autor

  • Aline Tonheiro Palmeira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    professora adjunta do curso de Psicologia
  • Maria Ivana Amado Chaves Guerra, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    professora auxiliar do curso de Psicologia

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Publicado

20.11.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Atuação ética e contextualizada nos estágios básicos supervisionados em Psicologia da Saúde: um relato de experiência de docentes. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 482-494. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3025